Setecidades Titulo Educação
Sisu recebe 627 mil inscrições
no primeiro dia de funcionamento

Universidades do Grande ABC oferecem 2.410 vagas,
mesmo número de 2012 e 8,71% maior do que em 2011

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
08/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O MEC (Ministério da Educação) registrou mais de 627 mil inscritos no SISU (Sistema de Seleção Unificada) até as 16h de ontem, horário do último balanço divulgado - o sistema foi aberto à 0h. Segundo informações do ministério, o número de inscrições passou de 1 milhão, considerando os candidatos que optaram por dois cursos. O primeiro dia de funcionamento do sistema também foi marcado por falha que fez com que dados dos candidatos ficassem expostos a todos os estudantes durante alguns minutos. Segundo o MEC, o problema foi resolvido ontem mesmo.

As inscrições serão encerradas às 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira. Para o primeiro semestre, o sistema oferecerá 129.279 vagas - 19% a mais em relação ao mesmo período de 2012.

Desse total, as universidades do Grande ABC oferecem 2.410 vagas, número igual ao registrado no ano passado e 8,71% maior do que em 2011.

São 1.125 vagas para a UFABC (Universidade Federal do ABC) campus Santo André (curso de Ciência e Tecnologia) e 835 para a unidade de São Bernardo. Por lá, é possível concorrer a 435 vagas em Ciência e Tecnologia e 400 em Ciência e Humanidades. O campus Diadema da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) tem à disposição 450 vagas. São 150 para Farmácia e Bioquímica, 200 para Ciências, 50 para Química e 50 para Química Industrial.

Podem concorrer às vagas os estudantes que participaram do Enem em 2012 e obtiveram nota maior que 400 em cada uma das modalidades. O candidato pode fazer até duas opções de curso que deverão ser especificados pela ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. Já a segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

FUVEST

A interdisciplinaridade das questões e a quase ausência de itens de Matemática marcaram o segundo dia de provas da segunda fase do vestibular da Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Santa Casa.

Ontem, mais de 28 mil candidatos - incluindo treineiros - compareceram ao exame, composto por 16 questões dissertativas de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. O índice de abstenção, de 8,96%, foi um pouco maior que o registrado no primeiro dia (8,5%). (com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;