Setecidades Titulo Concurso
Vencedores do Desafio de Redação são escolhidos
Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
24/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A etapa final da sexta edição do Desafio de Redação acabou ontem e escolheu os melhores textos entre as mais de 150 mil produções do concurso literário. Professores, diretores de ensino e monitores técnicos do Proeduc (Programa de Integração Universidade-Educação Básica) da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) foram os responsáveis por eleger as melhores redações entre as cerca de 2.000 finalistas das sete cidades. O tema deste ano foi Álcool, você não precisa disso para se dar bem. Os ganhadores serão conhecidos em evento de premiação no dia 29.

Segundo Antonio Fernando Gomes Alves, coordenador da comissão de corretores, os critérios estabelecidos no regulamento são cinco: obediência do número de linhas, coerência ao tema proposto, criatividade, legibilidade e coerência gramatical.

A professora de Língua Portuguesa Marisol Saucedo é uma das mais experientes na comissão e participa da equipe desde o início do projeto. "No começo era um concurso pequeno, com poucas redações. Corrigíamos numa salinha minúscula. Hoje, é um evento."

Os erros mais comuns foram de acentuação e ortografia. "Li redações sem um acento sequer. Mas estão seguindo a nova ortografia, a palavra ‘consequência' foi bastante usada e quase nenhuma tinha trema", disse Robinson Henriques Alves, docente de Direito.

Para o professor de Jornalismo Arquimedes Pessoni, parte dos erros se deve ao uso da internet e editores de texto. "Ninguém escreve mais, todo mundo digita, e o computador acentua automaticamente. As redações de hoje estão mais curtas, é como se fossem várias postagem de redes sociais juntas. Quem tem criatividade sai da mesmice e se destaca no meio da multidão."

Alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram divididos em seis categorias e por município. Os melhores ganharão bicicletas, notebooks e televisores. A premiação principal é a bolsa de estudos na USCS, disputadas por estudantes do último ano do Ensino Médio.

As escolas com alunos vencedores estão sendo convidadas para o evento final no dia 29, no Ginásio Milton Feijão. Os apresentadores da festa serão Tata Werneck e Paulinho Serra, da MTV.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;