Economia Titulo
CNA: aumento no preço do leite não é culpa do produtor
Da Agência Brasil
11/07/2003 | 11:09
Compartilhar notícia


O aumento do preço do leite em 18,8% para o consumidor no primeiro semestre do ano não é culpa do produtor, segundo o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Rodrigo Alvim. De acordo com seus cálculos, o produtor reajustou o produto em 12,9%, enquanto que no atacado o acréscimo foi de 15,4%.

A solução, para Alvim, é implementar um programa de retenção da matriz leiteira, como forma de manter o produtor investindo na atividade. "O que vem acontecendo é que com as oscilações nos preços do leite e a elevação do preço dos insumos, os produtores acabam se desfazendo das matrizes, geneticamente melhoradas, como forma de obter capital de giro para custear suas despesas na entressafa, provocando assim uma queda na produção", disse.

Alvim ressaltou, também, que não há ambiente favorável para a redução do preço do leite, uma vez que os preços no mercado internacional se mantêm estáveis e mais caros que o produto no mercado interno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;