Política Titulo
PT fará ato na volta de Lula a S.Bernardo
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
30/12/2010 | 07:10
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O diretório do PT de São Bernardo ratificou, depois de certa indefinição, festa de boas-vindas para recepcionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua residência, na Avenida Prestes Maia com a Rua Tiradentes. A atividade será no dia 1º de janeiro, por volta das 20h, já que Lula fará a transmissão de cargo à sucessora e correligionária Dilma Rousseff, em Brasília, às 14h30. A ação está envolta de simbolismo e expectativa pelo retorno do ex-metalúrgico à cidade que o projetou politicamente.

Segundo o presidente do PT local, Wanderley Salatiel, a concentração ocorrerá em frente ao apartamento do então ex-chefe de Estado. "Será festa de recepção para dar boas-vindas pela dívida de gratidão que temos. Simples porque ele chegará cansado do evento de posse, mas calorosa, para carregá-lo nos braços como antigamente. Com certeza virá muita gente de fora, inclusive do Estado de São Paulo."

A expectativa dos organizadores é que compareça mais de 5.000 pessoas ao local. "O sentimento é muito positivo. O quarteirão ficará inflamado por simpatizantes que adiarão até viagem."

Salatiel disse que não há definição sobre discurso de Lula na ocasião, mas que haverá montagem de espaço específico por conta do estilo do petista. "Vamos criar estrutura com palanque ou palco para pronunciamento, devido ao estilo Lula. Fecharemos a rua, porém nas intermediações do quarteirão, para evitar ao máximo atrapalhar o trânsito e durante o trajeto do carro levantar faixas de agradecimento."

Para animar a atividade, a Orquestra de Violeiros de São Bernardo realizará apresentação em homenagem ao presidente. Entre as canções, "Amigo" e "O Portão", de Roberto Carlos, foram consideradas propícias ao momento.

O dirigente petista adiantou que está sendo arquitetada outra atividade, de maiores proporções, no início de fevereiro. "Faremos mega evento oficial para o retorno das férias do Lula. Ele deve viajar por 40 dias. Nossa intenção é armar no (estádio) 1º de Maio a atividade para lembrar as lutas e manifestações no final da década de 1970. Além disso, convidar a Dilma, ministros, sindicalistas da época e fundadores do PT."

Questionado sobre os gastos com o cortejo, Salatiel garantiu que os recursos serão financiados pelo PT municipal. "A maioria das coisas será doada pelos colaboradores, como o show dos violeiros, mas todo o resto terá custeio do diretório de São Bernardo."

 

Diretório briga por acervo do presidente no Grande ABC

 

O tão sonhado memorial ao presidente Lula está cada vez mais próximo de se tornar realidade, mas com uma ressalva: existe a possibilidade de ser implantado em São Paulo. A intenção do diretório do PT de São Bernardo é promover a homenagem na região onde o presidente estabeleceu sua história. Para isso, o dirigente da sigla, Wanderlei Salatiel, enfatizou que buscará, junto com o prefeito Luiz Marinho (PT), convencer Lula do contrário.

"Seria interessante se fazer no Grande ABC pela biografia dele aqui. Gostaria que fosse em São Bernardo, mas parece que está caminhando para ser em ONG no bairro Ipiranga, em São Paulo, pois já há o espaço físico pronto, mas ainda vamos conversar com o Lula."

Salatiel disse que a concepção do acervo para visitação na região seria vinculada à imagem do povo. "Nossa ideia é que fosse incluído no Museu do Trabalhador, que está sendo erguido no antigo Mercado Municipal, no Centro. Seria mais a cara do presidente".

De acordo com o petista, um político que sai do governo federal com mais de 80% de aprovação merece iniciativas desta magnitude. "Só de Brasília o Lula está trazendo 11 caminhões com cartas, presentes, fotos. São muitas homenagens ao longo dos oito anos de governo. Isso demonstra o carisma do presidente."

Para Salatiel, Lula deve ser convidado a assumir cargo em entidade internacional. "Não tenho dúvida que ele vai ser chamado para tocar projetos sociais pelo patamar a que chegou, principalmente no combate à fome. Pode ser na ONU (Organização das Nações Unidas), já que hoje é respeitado mundialmente. Ele mudou a imagem do País lá fora".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;