Política Titulo
New York Times: Lula é o líder latino mais influente
Do Diário OnLine
Com Agências
24/01/2004 | 14:45
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado o líder latino-americano mais importante pelo jornal New York Times. Em editorial publicado neste sábado, o diário avalia que o brasileiro tem uma “forte e crescente presença” no mundo.

O New York Times afirma que os outros países latino-americanos estão mais atentos ao Brasil do que aos Estados Unidos, quando o assunto é a busca por uma liderança para a região. O jornal lembra ainda que os brasileiros lideraram os países do terceiro mundo no combate aos subsídios agrícolas, amplamente praticados por americanos e europeus.

O editorial destaca que o governo do presidente George W. Bush precisa buscar melhorar sua relação com o Brasil se quiser mudar sua imagem na América Latina. Lembrando a falta de conhecimento dos americanos sobre os brasileiros, o New York Times alerta que os EUA não podem esperar que os latinos sigam cada um de seus passos.

Ao afirmar que Lula não pode ser visto como um radical, o jornal elogiou a política econômica do governo brasileiro, que teria evitado “uma grande crise".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;