Economia Titulo
Transporte ferroviário se expande
Por Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
26/09/2004 | 15:38
Compartilhar notícia


O transporte ferroviário poderá dobrar sua participação na entrega de produtos ao Porto de Santos (estimada em 66 milhões de toneladas anuais) até 2008, saltando dos 16% atuais para 32%, com a melhoria da malha do porto e acordos comerciais entre indústrias e concessionárias de ferrovias. A estimativa, do diretor comercial e desenvolvimento da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Fabrício Pier Domenico, é confirmada por José Roberto Walker, porta-voz da PortoFer, que gerencia o tráfego ferroviário no porto.

O crescimento previsto pode afetar toda a malha ferroviária que passa pelo Estado de São Paulo, especialmente no Grande ABC, por sua proximidade da Baixada Santista. Essa estrutura é responsável pelo transporte de trens de cargas das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Desde a criação da PortoFer, em 2000, já foram investidos R$ 15,5 milhões na malha, o que aumentou quatro vezes o volume de cargas transportadas por trens no porto – de 4% para 16%.

“O futuro aumento será alavancado por investimentos de diversos setores, especialmente das indústrias que podem utilizar a ferrovia como meio de transporte”, afirmou Domenico. A expansão do transporte ferroviário com destino ao Porto de Santos é necessária para manter o aumento das exportações, frisa Walker. “Estamos chegando ao nosso limite físico. Ampliar o movimento à base de caminhões está se tornando impossível. A ferrovia tem de ser a saída, e, apesar dos entraves, é possível dobrar sua participação em quatro anos”, afirmou.

Os principais alvos do transporte ferroviário nos próximos anos, segundo Domenico, serão a soja (que já tem 70% de seu volume transportado por trens com direção ao porto), o açúcar (pelo menos 50% por trens) e a celulose, que está começando a utilizar a malha ferroviária. “Essas cargas têm características que se adaptam melhor aos trens, diferentemente dos produtos industriais, que precisam de especificações próprias para viajarem pela malha, como a necessidade de serem acondicionados em contêineres.”

Um aumento consistente, entretanto, está condicionado à criação do Ferroanel (em fase de estudo), cujo Tramo Sul afetaria as atividades ferroviárias na região, e ao investimento em estrutura por parte das próprias empresas concessionárias. Sua implantação aumentaria a velocidade e a segurança, evitando, por exemplo, que a MRS Logística, concessionária da malha que corta a cidade de São Paulo e passa pela região, utilize parte das linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), disputando vias com o transporte de passageiros.

Sistemas – O desenvolvimento do transporte ferroviário, diferentemente do rodoviário, necessita de investimentos conjuntos entre as empresas concessionárias e as indústrias produtoras, gerando sistemas próprios de tráfego de produtos. “O transporte por trens necessita de todo um sistema para funcionar corretamente. Quem vai utilizar a ferrovia também precisa investir, criar terminais para embarque e uma linha que alcance sua planta industrial”, afirmou Walker.

Para receber um volume de cargas maior pelos trens, o Porto de Santos precisa desafogar sua estrutura viária. A criação das avenidas perimetrais, que ainda não tem data para sair do papel, é vista como essencial para o aumento do tráfego de cargas no porto.

“A reorganização do trânsito dentro do porto é muito importante para qualquer melhoria nesse transporte. O Porto de Santos possui uma configuração antiga, o que gera situações como os caminhões passarem no mesmo espaço que os trens, tornando necessário revezamentos”, afirmou Domenico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;