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Agrale traz ao Brasil as motos Ducati
Helder Lima
Da Redaçao
28/09/1999 | 20:46
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A partir deste mês, os motoristas têm mais um motivo para respeitar as motocicletas. A Agrale Amazônia começou a importar para o mercado brasileiro os modelos top da linha italiana Ducati, que têm preços entre US$ 16.320 e US$ 36 mil. Sao quatro modelos de motos, que incluem as esportivas 996 e SS 900, a touring ST4 e duas versoes da Monster, uma com motor de 600 cm3 e outra com 900 cm3. Essas últimas pertencem à categoria da CB 500, da Honda, só que trazem um design bem mais apurado.

Em termos de tecnologia mecânica, o destaque dessas máquinas fica a cargo do comando de válvulas no motor longitudinal de quatro tempos e dois cilindros em "L". As quatro válvulas de cada cilindro funcionam por meio de oito balancins, dois para cada válvula, e dois eixos-comando acionados por correia dentada. Esse tipo de tecnologia recebe o estranho nome de Desmodrômico, que quer dizer o seguinte: as válvulas nao têm mola de retorno, movimento que é feito por um dos eixos-comando.

Mas, qual a vantagem? Imaginando a necessidade de desempenho esportivo dessas motos e, portanto, o motor trabalhando em regime de alta rotaçao, os engenheiros da Ducati chegaram à conclusao de que o retorno de cada válvula por meio de eixo-comando jamais falharia e os tempos de cada fase de funcionamento do motor (admissao, compressao, explosao e exaustao) passariam a ter um timing mais preciso.

As motos da Ducati trazem ainda outros requintes de tecnologia. A Hiperesportiva 996, derivada do modelo 916 que acumula alguns títulos do campeonato mundial de Superbike, é equipada com um avançado sistema de alimentaçao eletrônica, com duas injeçoes por cilindro. A moto traz também o mesmo sistema de frenagem das motocicletas de competiçao: freios Brembo, com comando hidráulico, pinça flutuante e discos ventilados, sendo dois dianteiros e um traseiro. Outro destaque é o design arrojado. A carenagem confere à moto uma frente agressiva, com dois faróis pequenos e os escapamentos têm saída sob o banco, como algumas máquinas de pista. A velocidade final desse modelo, segundo a Agrale, é 260 km/h.

Já a Superesporte SS 900 é uma máquina igualmente arrojada no design, com destaque para as linhas pouco convencionais do seu tanque, mas relativamente mais comportada em termos de performance. Sua velocidade máxima é de 225 km/h. O projeto, que mistura linhas clássicas e modernas, foi desenvolvido pelo designer francês Pierre Terblanche.

O projeto da linha Monster faz um mix dos clássicos modelos Custom com as motocicletas esportivas. Esse estilo também é conhecido como naked bike, ou seja, a moto é despojada de carenagem, mas é concebida com tecnologia.




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