Política Titulo São Caetano
Pinheiro anuncia ex-aliado do PT na Pasta de Cultura
Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
12/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


 

O prefeito eleito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), indicou ontem Jander Cavalcanti de Lira, aliado do PT na eleição de 2008, como secretário de Cultura. O nome, que não vinha sendo comentado no meio político, surpreendeu entre os outros seis destacados no primeiro anúncio oficial do primeiro escalão.

Jander é ex-presidente do PCdoB, partido que se coligou com os petistas quando Jayme Torotorello tentou sem sucesso chegar ao Palácio da Cerâmica, há quatro anos. Neste ano se candidatou a vereador pelo PMDB. É terceiro suplente. Na área acadêmica, o peemedebista tem graduações em Administração, Comunicação e Economia, além de ser professor de Ensino Técnico na rede municipal.

Outra novidade no anúncio foi o nome de Alexandro Guirão, filho caçula do ex-vereador Moacyr Guirão (PMDB), para comandar o Atende Fácil.

Como antecipado com exclusividade pelo CF52Diário/CF, Pinheiro manteve a tendência em outras cinco indicações. Alçou o professor e proprietário de um colégio particular Daniel Contro à Educação, setor que comandou na gestão do prefeito Luiz Tortorello (morto em 2004). Coronel José Quesada estará na Segurança. Eduardo Casonato será o chefe de Gabinete do prefeito. Sallum Kalil Neto chefiará a Saúde. Fernando Scarmelloti administrará a Comunicação.

 

CRITÉRIOS

Pinheiro disse ter adotado o critério de perfis técnicos para a escolha dos secretários. "Não estou colocando secretários por partido, mas sim por competência. Minhas indicações não atendem cor partidária. Vou buscar nomes competentes. Fico feliz se os nossos aliados atenderem a esse requisito", comentou. O peemedebista ainda disse que tem parcela separada das secretarias para acomodar aliados na busca por governabilidade.

Dias atrás o futuro prefeito disse que iria surpreender em uma das indicações. A surpresa foi uma homenagem a Scarmelloti que já havia sido oficializado pela filha de Pinheiro, a Gica. Ao elencar predicados do futuro secretário, o peemedebista se emocionou e encheu os olhos de lágrimas. "Ele está escolhido desde o ano passado. Um amigo fiel, que está comigo desde que fui vereador pela primeira vez", discursou. "Arrisquei minha curta carreira na campanha e minha fidelidade foi reconhecida. Mas, o mais importante é que eu me preparei para assumir esse cargo nesses dez anos que trabalho com o Paulo (Pinheiro)", disse Scarmelloti.

Pinheiro e Kalil refutaram a informação de que o convite para assumir Saúde foi negado em primeiro momento por conta do excesso de problemas na Pasta. "Nunca houve, não sei da onde veio isso", disse Kalil.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;