Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 5 de Maio de 2024

Setecidades
>
Saúde
Prefeitura de São Caetano lança Programa Remédio em Casa no Bairro São José
Do Dgabc.com.br
14/10/2019 | 11:23
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSCS


A Prefeitura de São Caetano lançou sexta-feira (11) o Programa Remédio em Casa, no Bairro São José. A iniciativa visa dar mais conforto e facilitar a vida das pessoas, por meio da entrega domiciliar de medicamentos, sem a necessidade de o paciente se deslocar até as farmácias da rede municipal. O evento foi realizado no CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade João Nicolau Braido.

Neste primeiro momento, o Remédio em Casa atenderá cerca de 6 mil pacientes cadastrados no Programa Hiperdia (hipertensos e/ou diabéticos), que precisam de medicamentos de uso contínuo. A distribuição residencial já começou nos bairros Barcelona, Prosperidade e Boa Vista, e chegará a todos os demais, gradativamente, até o fim deste ano.

“Nosso trabalho é voltado para melhorar e facilitar a vida dos moradores. Fazemos isso também com a modernização do sistema de atenção farmacêutica. Com o Remédio em Casa, o paciente evita filas, recebe o medicamento no conforto do lar e tem a garantia do tratamento adequado. É mais saúde e qualidade de vida”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). A entrega domiciliar no São José começará nesta semana, atendendo cerca de 600 pessoas.

A ação chega ao bairro graças à revitalização da UBS (Unidade Básica de Saúde) Dolores Massei, que passou a contar com o prontuário eletrônico. O sistema permite identificar, além da data de entrega do medicamento, a quantidade enviada e por quanto tempo o paciente terá o remédio. Desta forma, quando estiver para acabar, o usuário receberá mais, sem a necessidade de solicitação.

“Além do conforto, este é um Programa muito importante para gerenciar o tratamento. Todos os pacientes receberão medicamentos na quantidade exata. Se faltarem, saberemos que tomou demais. Se sobrarem, que tomou menos do que deveria”, explicou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, ao recomendar que os beneficiados façam bom uso da estratégia. “É um privilégio o morador receber os seus remédios na porta de casa.”

As entregas são feitas por quatro motos identificadas do Programa. As caixas contêm remédios para 60 dias de tratamento – é necessária a reavaliação médica a cada seis meses.

Os pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes contemplados pelo Remédio em Casa e que precisam de outros medicamentos de uso contínuo (como os de controle do colesterol, por exemplo) também recebem estes itens em casa.

O Programa foi elogiado por Sônia Maria Fabiano, que recebeu os medicamentos do marido, Airton, diretamente das mãos do prefeito Auricchio. “É uma ação que ajuda muito. Às vezes, esquecemos o dia, ou está chovendo, ou não tem onde estacionar. São pequenas dificuldades, principalmente para os idosos ou para quem tem alguma dificuldade de locomoção, que agora acabaram.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.