Política Titulo São Bernardo
Câmara deve receber primeiro projeto no dia 4
Por Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
21/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), enviará para avaliação da Câmara no próximo dia 4 o projeto de reforma administrativa municipal. Essa será a primeira matéria do Executivo enviada ao plénario depois de três sessões ordinárias e o fim do imbróglio político na formação das comissões permanentes. O chefe do Executivo afirmou que a demora para o encaminhamento da matéria ao Legislativo foi em respeito à situação vivida pelos vereadores. "Disse ao presidente da Casa (Otávio Manente, do PPS) que não enviaria nenhum projeto enquanto o impasse não fosse resolvido", afirmou Marinho.

O chefe do Executivo aproveitou para dar a resposta aos parlamentares da oposição que o acusaram de não ter propostas para a cidade. "Não vou me pautar por uma crítica deste ou daquele parlamentar. A sociedade votou em mim segura que eu tenho projeto que está expresso no programa de governo que vou seguir à risca".

O projeto de reforma administrativa deverá desmembrar algumas secretarias, como a de Educação e Cultura e também a de Habitação e Meio Ambiente. Está prevista a criação das pastas de Segurança Urbana e de Administração e Modernização Administrativa. Ao todo serão seis novos departamentos. "Estamos reestruturando a máquina para que ela funcione da forma desejável para implantação do plano de governo."

Acompanhando a reforma administrativa, o Legislativo terá acesso à proposta de reestruturação de toda a área da Saúde. "Hoje a Saúde não está equipada e aparelhada para dar conta da demanda que a cidade cobra. Ela será um capítulo especial da reforma"

AUTO-AVALIAÇÃO - Foi com as palavras reorganização e reestruturação que o prefeito de São Bernardo resumiu os dois primeiros meses de governo.

"O começo de uma gestão de estilo tão diferente da anterior (William Dib, do PSB) é momento de reestruturar e reorganizar a máquina e as secretarias e dialogar com os servidores para ir colocando o pessoal em sintonia com o programa de governo e com as metas que pretendemos estabelecer."

Embora afirme já estar investindo na continuidade de obras importantes iniciadas pelo antecessor William Dib (PSB) - como a urbanização do Vila São Pedro, - e na manutenção da cidade, Marinho acredita que é a partir do meio do ano que a população poderá enxergar o trabalho.

"No segundo semestre ficará mais claro para a cidade qual o meu estilo e o que vou fazer efetivamente pela cidade. Mas muitas coisas já podem ser vistas." Como exemplo ele cita a manutenção dos bairros. O trabalho engloba desde limpeza de ruas e rios, poda de árvores até a conscientização da população.

LEVANTAMENTO - Um dos principais problemas do município apontado por Marinho durante as eleições foi o déficit de vagas em creches. O chefe doExecutivo afirmou que fará entre a última semana de março e a primeira de abril um cadastro para "constatar o tamanho do déficit de vagas nas creches". Somente a partir daí será feito o planejamento de quantas unidades deverão ser construídas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;