Nacional Titulo Carnaval no Rio
Escolas do Rio se preparam para Folia

Desfiles na Sapucaí começam amanhã; Rei Momo recebeu as chaves da cidade ontem; Império Serrano será primeira

Das Agências
21/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As escolas de samba do Rio de Janeiro fazem as últimas preparações para os desfiles na Sapucaí, que começarão amanhã.

A primeira agremiação a sair na Sapucaí, às 21h, será a Império Serrano, seguida de Grande Rio, Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor e Unidos da Tijuca. Na segunda-feira é dia das escolas Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Mangueira e Viradouro fazerem suas apresentações.

Ontem à tarde desfilou pelas rua de Santa Teresa, um dos mais festejados blocos do centro do Rio, o Carmelitas, animando milhares de foliões que aproveitaram para fugir do trabalho.

Irreverente, o Carmelitas faz seu desfile desde 1991 e surgiu como uma homenagem descontraída ao Convento de Carmelitas de Santa Teresa, onde vivem enclausuradas as freiras. Diz a lenda que uma delas teria pulado o muro do convento no Carnaval e se misturado aos foliões. O bloco volta a sair na terça-feira de Carnaval.

Mais cedo, com uma tragada de cravinho, mistura de cachaça, limão e cravo, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) entregou as chaves da cidade ao Rei Momo, abrindo oficialmente o Carnaval na cidade. A bebida costumava ser distribuída aos foliões por Candonga, figura importante do Carnaval carioca, que confeccionou a chave da cidade em 1976. Até hoje o objeto, em madeira e lantejoulas, é guardado por seus filhos e entregue ao prefeito na abertura dos festejos.

Paes, bem-humorado e segurando um galho de arruda, recomendou que reclamações sejam encaminhadas, nos próximos dias, a Milton Júnior, que estreia na função de Rei Momo. "Se algum caminhão da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana do município) quebrar no Túnel Rebouças, ele que resolva", brincou o prefeito, referindo-se ao acidente ocorrido durante a semana, que parou o trânsito na Zona Sul.

Neste ano, a entrega da chave da cidade ocorreu em Copacabana, na roda gigante Rio 2016, que faz parte da campanha para o Rio ser a sede da Olimpíada. O Rei Momo aproveitou a manhã de sol para dar uma voltinha no brinquedo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;