Cultura & Lazer Titulo
Livro revela a estética da boa gastronomia
Por Leonardo Blaz
16/01/2000 | 17:10
Compartilhar notícia


O livro La Cucina dell`Amore e della Passione (DBA, 156 páginas, R$ 80), do chef Sergio Arno, é um ótimo estimulante de sentidos. Composto por 100 receitas que integram o cardápio do paulistano La Vecchia Cuccina, considerado um dos melhores restaurantes italianos fora da Itália, a obra aguça o paladar e os olhos dos apreciadores da boa mesa.

A publicaçao é dividida em entradas, recheios, massas, risotos, peixes e frutos do mar, carnes e aves, doces e receitas básicas. Sao pratos simples e heterodoxos e outros mais sofisticados. No primeiro grupo estao, por exemplo, a alface assada com mozarela de búfala ou o penne com berinjela, abobrinha e mozarela defumada. No segundo, pratos com ingredientes incomuns, como o coelho desossado recheado com aspargos frescos e pancetta.

Apesar da amostra publicada no livro ser abrangente, ela é ínfima comparada à amplitude do trabalho de Arno, que já criou cerca de 4 mil receitas. Contudo, só metade delas fez parte do cardápio de seus restaurantes.

Além da descriçao didática dos procedimentos de elaboraçao de cada prato, o livro prima pela caprichada produçao gráfica. Todas as fotografias em preto-e-branco e coloridas saoassinadas por Romulo Fialdini. Inclusive as que revelam localidades italianas e rostos de fornecedores e amigos do autor e que dao um aspecto intimista à obra. Entretanto, as imagens dos pratos sao o grande diferencial, pois elas mostram o cuidado estético do gourmet com a apresentaçao de suas criaçoes.

A paixao de Sergio Arno pela cozinha começou na adolescência. Entretanto, seu talento e técnica foram aprimorados em sessoes culinárias que teve com sua ex-sogra, uma italiana habilidosa no fogao. Mesmo apaixonado pela gastronomia, Arno demorou para se dedicar profissionalmente à arte. Filho de um empresário do ramo de eletrodomésticos, exerceu várias funçoes dentro de uma fábrica. Começou como montador de enceradeiras e chegou a gerente-geral.

Após se casar, Arno foi viver na Itália e trabalhou como operário, mas foi vítima do desemprego. Para sobreviver, conseguiu um estágio num restaurante em Florença, o La Vecchia Cucina. Após um ano de trabalho intenso, Arno voltou ao Brasil para abrir em 1987, com pouco dinheiro e estrutura insuficiente, a versao brasileira do La Vecchia Cucina num local onde passaram vários estabelecimentos que faliram.

Desde entao, Arno inaugurou mais duas casas, ambas batizadas de Alimentari. La Cucina dell`Amore e della Passione é seu terceiro livro. La Vecchia Cucina - A Cozinha Italiana Renovada, de 1990, e 365 Saladas, de 1996, sao as outras obras publicadas pelo chef.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;