Memória Titulo
Eleições. 1892. Vereadores republicanos

Ontem mostramos o título de eleitor do Coronel Oliveira Lima, um documento de 1886, tempo do Império

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/10/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Ontem mostramos o título de eleitor do Coronel Oliveira Lima, um documento de 1886, tempo do Império. Hoje ingressamos na República e focalizamos momentos da primeira Câmara Municipal do Grande ABC, instalada em 1892 e com abrangência sobre toda a região, ainda chamada São Bernardo.

Os primeiros vereadores - seis - reuniam-se num sobrado colonial que existia no Caminho do Mar, hoje trecho urbano batizado com o nome de Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Tenente Sales, a Praça Lauro Gomes.

Na Câmara, os primeiros vereadores tomaram algumas decisões históricas. Uma delas: a de promover a edição do primeiro jornal local, chamado O Monitor.

A fotografia engatinhava, por isso a primeira foto coletiva dos vereadores conhecida foi batida e divulgada no findar da República Velha. Na imagem daqueles cinco parlamentares, todo o poder político do Grande ABC, numa mescla de Executivo e Legislativo.

Os vereadores eram eleitos diretamente. E entre eles escolhiam-se os ocupantes dos vários cargos, com destaque para o do presidente da Câmara Municipal e o prefeito.

CRÔNICA DO GUIDO

As eleições
Texto: Guido Fidelis

Chega o domingo. De alegria para alguns, tristeza para muitos. Ainda não é o dia do juízo final, apenas de julgamentos. Os juízes somos nós. Que as sentenças sejam duras, implacáveis. O veredicto sairá das urnas.

Antes de proferir as sentenças é preciso tomar emprestada a velha lanterna de Diógenes para tentar encontrar em alguma gruta escura um político que possua espírito público e o dom da virtude. Ou mesmo, se preciso for na longa busca, utilizar o telescópio de Galileu Galilei. É provável que, em alguma lonjura, exista alguém que queira promover o bem-comum e seja digno de nossa confiança.

Jamais esquecer: de nosso acerto depende uma nova era. Hoje silenciam as vozes da propaganda. Fica nossa consciência.

NEWS SELLER

Domingo, 5 de outubro de 1958 - nº 21

Prefeitura de Santo André desalojou Pascoal Angeli, que residia de aluguel num imóvel público da Vila Prosperidade.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 5 de outubro de 1978

Manchete - Acordos com a França incluem intercâmbio de comércio e cultura

Igreja - Sepultado o papa João Paulo I.

Santo André - Lixo não é recolhido: faltam caminhões coletores.

Editorial - E quem pode com o ufanismo brasileiro?

Polícia - Rota mata assaltantes em Diadema.

HOJE

Dia do Massagista e Dia Mundial da Habitação.

EM 5 DE OUTUBRO DE...

1968 - Censurada a peça Roda Viva, de Chico Buarque.

1968 - Imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, chega a São Caetano.

SANTOS DO DIA

Benedito, Flávia, Francisco Xavier Sellos e Meinolfo.
Benedito, chamado "o Preto" (Sicília 1526-1589). Era filho de escravos. É um dos padroeiros de Palermo. Em outros países a sua festa é celebrada em 4 de abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;