Memória Titulo MEMÓRIA
A roçada dos irmãos Zampieri.
Por Ademir Médici
27/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Espaço para uma grande obra. Anchieta será o seu nome

A história da Via Anchieta, no seu chão, começa com o roçado do terreno por onde passaria a estrada, na área da Vila Rio Grande, hoje Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo. Corria a segunda metade da década de 1930. E quem participou daquele trabalho? A resposta está no texto que se segue, fruto do encontro de antigos do Riacho realizado, mês passado, na cantina do Aldo Rosa.

Companhia Comercial.

E suas imensas máquinas

Depoimento: Albino Zampieri

A colônia dos Zampieri, em Riacho Grande, começava perto do espaço atual do pedágio da Via Anchieta, quilômetro 28, e ia quase até a propriedade da família Finco, na Estrada do Rio Acima. Ali nasci, cresci e permaneci até me casar. Criei minha família trabalhando de pedreiro. Construí muitas casas aqui no Riacho e no Centro de São Bernardo.

O meu trabalho inicial foi no tempo de menino. Cheguei a roçar o mato para a construção da Via Anchieta. Era pequeno. Meus dois irmãos mais velhos iniciaram a roçada.

Quando um deles machucou o pé, e não pôde trabalhar, fui fazer companhia ao meu outro irmão, para ele não ficar sozinho. Por isso, assistimos as obras da Via Anchieta, que pelo menos neste trecho do Riacho Grande foi construída pela Companhia Comercial, e com o uso de máquinas enormes. É minha lembrança daqueles tempos que vão já longe.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Bruna Bechelli Vertematti viu o Papai Noel chegar ao Riacho.

Interação com o Facebook

SOS Mauá

Estão pondo abaixo mais uma história de Mauá, o casarão de Carlo de Campo, que já estava deteriorado. Uma pena. Segundo informações não oficiais, mas de amigo e vizinho, o espaço do casarão será ocupado por um posto de combustível.

Paulo Galeano

NOTA DA MEMÓRIA - Pois é, prezado Galeano. Caetano Veloso canta "da força da grana que ergue e destrói coisas belas". 

Em 1987 o Diário publicou uma série chamada Inventário Histórico. E no capítulo referente ao Município de Mauá, lá está o casarão. O imóvel aparece no item 12 da nossa lista, com o seguinte texto, recuperado pela jornalista Cecília Del Gesso, do Banco de Dados do Diário: "Casarão de Carlo de Campo, nos 1575 e 1565 da Avenida Capitão João." 

O seu desalento, Galeano, é nosso também. Indagamos: não seria possível aproveitar a construção conjugando-a com a nova atividade? A cidade, feliz, exultaria os responsáveis. Gente de Mauá, por que não pensar a respeito?

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 27 de agosto:

- Em São Paulo, Americana, Itobi e Matão

- No Paraná, Candói

- Em Pernambuco, Correntes

- No Rio Grande do Norte, Ielmo Marinho

- Em Santa Catarina, Imaruí

- No Ceará, Mauriti e Santa Quitéria

- Em Alagoas, Minador do Negrão e Palestina

- Em Goiás, Santa Cruz de Goiás

- No Maranhão, São Vicente Ferrer

Fonte: IBGE

Santos do Dia

- Mônica

Diário há 30 anos

Sábado, 27 de agosto de 1988 - ano 31, edição 6842

- Manchete - Constituinte proíbe empréstimo compulsório.

- Judiciário critica texto da nova Carta.

- Trabalho - Vale-transportes só atendem a 10% da população.

- Saúde - Meningite mata homem de 44 anos em Santo André.

-Memória - Santa Filomena.

- Guido Fidelis (crônica) - A psicologia do policial teórico.

- Cultura & Lazer - "New sertanejos" cantam em São Caetano. Chitãozinho e Xororó com temporada no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Em 27 de agosto de...

1888 - Bispo diocesano de São Paulo vem à sede da Freguesia de São Bernardo para ministrar a crisma na igreja da Boa Viagem.

1963 - Fundada a Associação Esportiva Rener, de Vila Alzira, Santo André.

1973 - BNH aprova empréstimo a Santo André pelo Projeto Cura (Comunidades Urbanas de Recuperação Acelerada). Áreas a serem beneficiadas: Vila Luzita, Vila Suíça, Parque João Ramalho e Pedroso.

Hoje

- Dia do Corretor de Imóveis

- Dia Nacional do Psicólogo

- Dia das Vocações Leigas

- Dia do Catequista

FALECIMENTOS

Santo André

Cecília Rosa Montagnani, 91. Natural de Rio das Pedras (SP). Residia na Vila Valparaíso, em Santo André. Dia 23. Crematório Vila Alpina.

Emilia Flores Molina, 84. Natural de Tanabi (SP). Residia no Parque Oratório, em Santo André. Dia 22. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo

Anunciada Vieira da Silva, 93. Natural de Santana do Mondau (AL). Residia no bairro Cooperativa, em São Bernardo. Dia 21. Cemitério dos Casa.

São Caetano

Maria Carmem Martinez Arenas, 96. Natural de Bocaina (SP). Residia no bairro Cerâmica, em São Caetano. Dia 22. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Antonio Dressano, 79. Natural de Charqueada (SP). Residia no bairro Mauá, em São Caetano. Dia 23. Crematório Vila Alina.

Diadema

Benedito Silvino Gonçalves, 80. Natural de Bragança Paulista (SP). Residia no bairro Eldorado, em Diadema. Dia 22, em Santo André. Cemitério Municipal.

Mauá

Tereza Conceição Rodrigues Omena, 70. Natural de Jaú (SP). Residia no Jardim Guanabara, em Monte Mor (SP). Dia 22. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Cys de Marco, 86. Natural de Ribeirão Pires. Residia no bairro Pastoril, em Ribeirão Pires. Dia 19. Cemitério São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;