Setecidades Titulo Hospital
Hospital Albert Sabin será fechado temporariamente

Atendimento será transferido para Hospital São
Caetano; mudança deve ocorrer em meados de julho

Por Daniel Macário
Diário do Grande ABC
01/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Responsável por receber mensalmente média de 26 mil pacientes, o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin terá seus atendimentos transferidos para o Hospital São Caetano. A previsão da administração chefiada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) é a de que a mudança temporária seja efetivada no início julho e se prolongue até o fim deste ano.

Segundo a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, a transferência do serviço se faz necessária em virtude da ampla reforma que o Hospital Albert Sabin deve passar nos próximos meses. “A estrutura precisa ser revitalizada. Existe deterioração em todo o prédio, da edificação em si. Os sistemas de ar-condicionado e de gases precisam ser reformados, e até (infiltrações em) algumas paredes”, explica.

A previsão é que o espaço seja reaberto pela administração até o fim deste ano. Cálculo preliminar realizado pela secretária aponta custo aproximado de R$ 3 milhões para realização das intervenções. “Isso é uma estimativa otimista, pode ser que o custo seja maior”, admite.

No momento, a Prefeitura acerta os últimos detalhes para concluir a documentação necessária e iniciar a seleção da empresa responsável por executar a obra. A estimativa é a de que o edital para abertura do processo seja publicado até o fim deste mês, com previsão de término ainda no início do segundo semestre. “Assim que tivermos uma licitação adiantada para reforma vamos fazer a mudança para o Hospital São Caetano. Esse é um desafio que não vai ser fácil”, afirma a secretária, ao ressaltar ainda a necessidade de revitalização do equipamento de Saúde para aprimoramento do serviço de emergência do município.

Dentre as principais mudanças a serem realizadas no equipamento está o atendimento dos exames de tomografia. “O transtorno vai ser grande por conta dessa mudança, uma vez que você não consegue transferir um equipamento de tomografia, por exemplo, de um hospital para o outro para permanecer de seis a oito meses, pois é quase um custo de um novo aparelho”.

Para amenizar os transtornos aos usuários, a Prefeitura irá transferir, no período, a realização do exame para o Complexo Hospitalar Márcia e Maria Braido.

Embora a transferência do atendimento esteja programada para ocorrer somente em meados de julho, a Prefeitura já realiza pequenas obras no Hospital São Caetano antes de efetivar a mudança. “Estamos preparando manutenção dos elevadores. O atendimento, por sua vez, será concentrado no térreo e no primeiro andar, onde existem condições adequadas para isso.”

Conforme adiantado pelo Diário, paralelo à reforma do Hospital Albert Sabin, a Prefeitura de São Caetano tem avançado nas tratativas para construção da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município, na mesma área onde está localizado o equipamento de emergência. “Estamos estudando partir para um modelo de UPA ampliada. Uma equipe de arquitetos está fazendo estudos. Vamos levar na próxima reunião da CIR (Comissão Intergestores Regional) a proposta para ser avaliada. O governo federal também precisa aprovar posteriormente para que possamos tirar do papel essa situação, enquanto a reforma do hospital é realizada”, explica.

A construção da primeira UPA do município já tinha sido autorizada anteriormente pelo governo federal. No entanto, o projeto foi alterado pelo ex-prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). À época, ele conseguiu aprovação do Ministério da Saúde para implantar um Caps 2 (Centro de Atenção Psicossocial) no mesmo local onde seria a unidade de pronto-atendimento. O equipamento foi inaugurado no ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;