Cultura & Lazer Titulo
Homenagem a Ivonice
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
24/03/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Consagrada no País e no exterior, a bailarina e coreógrafa Ivonice Satie recebe hoje, às 20h, no Teatro de Dança, em São Paulo, um tributo à altura de sua obra. Durante o evento Para Ivonice Satie, que tem entrada franca, haverá performances do grupo atualmente dirigido pela homenageada, a Cia. Sociedade Masculina de São Paulo, e de outras companhias que ela já comandou, como a Cia. de Danças de Diadema, Studio 3 e a Cia. de Dança do Amazonas.

 O público também poderá conferir o vídeo Ivonice Satie: Trajetória de uma Bailarina e as apresentações dos bailarinos solistas Andrea Thomioka, Israel Alves, Beto Regina e Luis Arrieta.

 “A competência da Ivonice é fora do comum e no cenário da dança ela tem uma importância incomensurável. Ela é um exemplo para muitas pessoas e influenciou várias gerações”, destaca a diretora do Teatro de Dança, Viviane Procópio.

PROJETOS SOCIAIS

 Nos anos 1990, a diretora participou do projeto profissionalizante Os Meninos do Barão, que ensina técnicas de dança e outras linguagens artísticas a adolescentes de comunidades carentes da cidade de Campinas. Sempre preocupada com as questões sociais, Ivonice era colaboradora do projeto e deu aulas para os participantes.

 “Os trabalhos dela são bem emotivos, delicados e tocam a sensibilidade das pessoas”, frisa Viviane. Entre 2003 e 2005, Ivonice atuou como diretora artística da Companhia de Dança do Amazonas. Para esse grupo, concebeu o espetáculo Grito Verde, que denunciava o processo de devastação ambiental na Amazônia.

DIADEMA

 A dedicação de Ivonice aos trabalhos socio-culturais gerou resultados positivos no Grande ABC. De 1995 a 2003, ela dirigiu a Cia. de Danças de Diadema, que desde sua fundação promove a integração entre os artistas e a comunidade.

 Nesse período, foi responsável por outra importante iniciativa: a criação do grupo Mão na Roda, que te, emtre os integrantes portadores de deficiências físicas.

Para Ivonice Satie – Dança. Hoje, às 20h. No Teatro de Dança – Avenida Ipiranga, 344, São Paulo. Tel.: 2189-2557. Entrada franca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;