Internacional Titulo
Países do Fórum Ásia-Pacífico fecham acordo contra terrorismo
Da AFP
21/10/2003 | 10:34
Compartilhar notícia


Os dirigentes dos 21 países do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que encerram nesta terça-feira uma reunião de cúpula em Bangcoc (Tailândia), se comprometeram a lutar "sem prazo" contra os grupos terroristas.

Na declaração final da cúpula do Apec, que contou com a participação do México, Peru e Chile, os chefes de estado e governo expressaram sua vontade de "desmantelar completamente e sem prazo os grupos terroristas internacionais que ameaçam a economia do Apec".

"Decidimos que o Apec não só se dedique a avançar em relação à prosperidade de nossas economias, mas também na missão de garantir a segurança de nosso povo", afirmaram os dirigentes. Vários países asiáticos do Apec, como Indonésia, Filipinas e Malásia, foram alvos de atentados terroristas nos últimos anos.

Os dirigentes também decidiram lutar contra a proliferação de armas de destruição em massa "com o fortalecimento dos dispositivos de controle nos aeroportos". Também aceitaram uma proposta de Washington de controlar e regulamentar a venda de lança-mísseis portáteis.

A luta antiterrorista foi um dos temas principais da cúpula a pedido do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que deixou o encontro sem conseguir introduzir na declaração final do encontro o caso da Coréia do Norte e suas ambições nucleares.

Em contrapartida, o primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra, cujo país foi elevado no domingo ao status de "maior aliado fora da Otan" de Washington pelo presidente americano, falou sobre o governo norte-coreano numa entrevista coletiva.

Segundo o anfitrião, os países do Apec se declararam partidários de "uma resolução pacífica mediante o diálogo e que responda ao mesmo tempo às preocupações de todas as partes afetadas, incluindo as preocupações de segurança expressadas" pela Coréia do Norte.

Ao concluir a cúpula, o presidente chileno, Ricardo Lagos, convidou todos os chefes de Estado e de governo a comparecer ao Chile no próximo ano, onde será realizada a próxima reunião do organismo. O presidente peruano, Alejandro Toledo, anunciou por sua parte "oficialmente" que os países do Fórum se reunirão em 2008 nem seu país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;