Cultura & Lazer Titulo
Maysa por ela mesma
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
24/07/2008 | 07:01
Compartilhar notícia
Banco de Dados


"Acendam seus cigarros. Desapertem o nó da gravata. Tomem em dobro os seus tranqüilizantes. Não encostem em metal. Atenção...Maysa vai cantar." A frase acima está na contracapa do recém-lançado CD Só Numa Multidão de Amores (EMI, R$ 20, preço médio), e marca a apresentação da cantora dos famosos olhos verdes e da voz rouca e aveludada na boate Au Bon Gourmet, em 1963.

O CD, lançado como complemento da biografia de Maysa, escrita pelo jornalista Lira Neto, apresenta em áudio boa parte da história da cantora contada no livro.

Não faltam clássicos, como Ouça e Meu Mundo Caiu, que remontam há 50 anos, quando a cantora se lançou artisticamente, e que reforçam sua imagem de ‘deusa da fossa'.

Outro momento importante é O Barquinho, que marca a incursão da cantora pela bossa nova. Lançada originalmente em 1961, em um álbum que levava o mesmo nome, sua fama se deve ao fato do disco ser um dos primeiros com repertório todo bossa-novista.

Após o lançamento deste, a cantora optou por impor mais leveza às suas canções de amor, como pode ser conferido nas composições Um Dia e Bonita.

Gravações ao vivo, do histórico show da cantora no Canecão, em 1969, integram o repertório do disco, Destacam-se Ne Me Quitte Pas, Por Causa de Você e Eu e a Brisa.

Duas raridades ainda fazem parte do CD. A triste Caminhos Cruzados, de Tom Jobim e Newton Mendonça, composta no início da carreira do maestro, e a balançante Catavento, de Artur Verocai e Paulinho Tapajós. Essas demonstram outra faceta importante da cantora, a de lançar novos talentos.

Desconcertante é o pot-pourri de Demais, de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, que parece a história musicada de Maysa ("Todos acham que eu falo demais / E que ando bebendo demais") que emenda com a suingada versão de I've Got You Under My Skin, de Cole Porter.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;