Memória Titulo
Publicações para fazer história
Por Ademir Medici
21/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 Lua de primavera – Saca do saco a viola

Saudoso sertanejo

Cf. Paulo R. Rodrigues, “Bonsai de Versos”. Um brinde da Ed. Costelas Felinas (livros artesanais), de Cláudia Brino & Vieira Vivo (incansáveis), diretamente

de São Vicente (SP).

 

Baú de Jornalista. Autor: Mário Porfírio Rodrigues. Academia de Letras da Grande São Paulo. Aos 90 anos, Mário organiza em livro memórias e histórias quase todas de São Caetano que presenciou, das quais participou ou que lhes chegaram ao conhecimento. "A maioria verídica". Entre as ilustrações, a credencial do jornalista Mário Porfírio Rodrigues, emitida pelo Diário de São Paulo em 1948.

 

Santo André: forja ardente de amor e trabalho (2ª ed.). Projeto: Poemas da Cidade. Autores homenageiam Santo André. Organização: Cooperativa de Trabalho Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidária (Coopacesso). Coordenação geral: Leonardo Campos. Lançamento: 4 de dezembro, 19h, no Auditório Heleny Guariba, ao lado do Teatro Municipal de Santo André.

 

Eu, professor. Autor: Clóvis Roberto dos Santos. Páginas & Letras. Reflexões de um mestre que correu o Estado e elegeu Santo André. Professor, professor! E também literato, cronista, pensador, organizador bibliográfico. “Depois de 63 anos como profissional da educação, resolvi parar de dar aulas, mas continuar trabalhando: escrevendo livros e textos, participando de bancas de mestrado e doutorado, fazendo revisão quanto a forma de revistas científicas para três universidades e livros de duas editoras.”

 

Cabeça Ativa. Revista lítero temática. Edição nº 31. Tema: Beijos. Editores: Claudia Brino & Vieira Vivo. Em pauta, a união prazerosa de duas bocas. Entre os autores reunidos, Olavo Bilac: "no seu ventre pousei a minha boca. Mais abaixo, meu bem, disse ela, louca. Moralistas - Perdoai! Obedeci!". Contato: Caixa Postal 156, Centro, São Vicente (SP). CEP 11.310-971; www.movimentoativista.blogspot.com .

 

Em 21 de novembro de...

1970 – Tênis Clube de Santo André realiza o Baile do Aniversário, com traje a rigor absoluto. Animação: Som 7.

Associação dos Servidores Públicos Municipais de Santo André homenageia os mais antigos funcionários: Adelaide Rizzo Angrizani lembrada como a primeira funcionária (admitida em 1933) e a primeira diretora a se aposentar. Sebastião Elias Ferreira (admitido em 1939), o mais antigo funcionário em exercício.

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Nazaré Paulista, elevado a município em 1850, quando se separa de Atibaia.

 

Hoje

Dia Nacional da Homeopatia

Dia da Vida Religiosa de Clausura

Dia Nacional do Compromisso com a Criança e Adolescente e a Educação

 

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 21 de novembro de 1985 - ano 28, nº 5987

MANCHETE – Veículos e combustíveis mais caros.

GRANDE ABC – Níveis de água na Billings estão abaixo do normal.

MOVIMENTO SINDICAL – Moveleiros de São Bernardo e Diadema voltam ao trabalho. Mais de 60% da categoria aderiu ao movimento, que depois de 31 anos paralisou por três dias o maior centro de móveis do Estado.

Reposições salariais aprovadas entre 10 e 12%.

Assembleia reuniu 1.500 moveleiros no Paço de São Bernardo.

Categoria formada por 10 mil trabalhadores, com 145 fábricas em São Bernardo e Diadema.

 

Nas Ondas do Rádio

VIAGEM NO TEMPO. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Vinte e quatro horas por dia no ar. Hoje, "Programa Rádio Vitrola", às 22h, com reprise amanhã, às 7h; aos domingos, "Clássicos Sertanejos", às 6h: também aos domingos, "Momento Jovem Guarda", às 17h, com reprise às 22h. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

RÁDIO ABC (1570). Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, os advogados Vânia Machado (OAB Santo André) e José Claudio Cruz (OAB São Bernardo). Em pauta: a situação do negro no Brasil. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Jornalista Milton Parron relata a pauta do seu programa: Isaurinha Garcia, a personalíssima, foi uma das maiores cantoras da MPB. Ela tinha a cara de São Paulo, nas expressões e no sotaque lembrava os antigos descendentes de italianos moradores do Brás e do Bexiga, embora fosse descendente de portugueses.

Com mais de 50 anos de carreira, Isaurinha gravou mais de 300 músicas, algumas delas recordistas de vendas podendo-se destacar 'Mensagem', 'Malvadeza Durão', 'Pé de Manacá', 'De conversa em conversa', 'Adivinhe Coração', 'Teleco Teco', 'Piston de Gafieira'...

Desde seu primeiro contrato, em 1938, Isaurinha sempre foi contratada da Record. No programa ela conta muitas das histórias de bastidores pouco conhecidas do público que eu reuni em muitas gravações graças a minha amizade pessoal com Isaurinha, com seu pai e seu irmão José, que era secretário do dr. Paulo Machado de Carvalho.

Na década de 60 José Garcia e "seo" Rogério Rodrigues, braço direito do dr. Paulo, montaram uma loja de armarinhos em geral em frente a Record, em prédio da própria Record, e lá a família Garcia também se revezava no balcão atendendo o público constituído em sua maioria por funcionários das Emissoras Unidas. Foi onde gravei muitas das conversas com a saudosa artista.

Nascida em 1919, ela faleceu em julho de 1993 deixando uma única filha, Mônica, de seu casamento com o músico Walter Wanderley.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

 

Santos do Dia

São Gelásio. Romano de origem africana. Eleito papa em 492. Organizou e presidiu o sínodo de 494, que instituiu o Sacramentário Gelasiano para uniformizar as funções e ritos das várias Igrejas. O documento reúne 50 prefácios, uma coletânea de orações para recitar durante a missa. Governou a Igreja até 21-11-496, quando faleceu.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Alberto de Lovaina

Celso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;