Política Titulo
Diadema participa da Agência da Bacia Hidrográfica
Por Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
13/09/2002 | 00:15
Compartilhar notícia


  A Câmara de Diadema aprovou nesta quinta-feira projeto do prefeito José de Filippi Júnior (PT) que autoriza o município, por meio da Saned, a participar da Fundação Agência de Bacia Hidrográfica, a ser constituída na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

Um dos objetivos desse projeto é o recebimento de recursos provenientes de uma taxa que será cobrada no Estado pelo uso da água. O projeto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ainda tramita na Assembléia Legislativa, mas deve ser aprovado. Para receber a verba, os municípios precisam aderir à agência.

“Uma das razões principais da constituição da agência é a perspectiva da aprovação desta lei de cobrança do uso da água. O fato de os municípios estarem compondo essa agência vai permitir debater a questão na hora que ela se colocar. É uma forma de garantir a participação no debate em torno dos recursos que serão viabilizados por essa lei”, disse o gerente de Meio Ambiente da Saned, Antonio Lusairto Fidelis.

Segundo ele, a agência ainda visa atuar tecnicamente e até mesmo administrativamente na gestão dos recursos hídricos. Além de Diadema, Santo André já aprovou projeto semelhante.

O vereador Marco Ernandez, o Marquinho (PT), acredita que a união dos municípios é importante para fortalecer as discussões em torno dos recursos hídricos. “A agência ganha mais força com a adesão dos municípios”, disse.

O vereador Laércio Soares (sem partido) disse que o órgão é relevante na medida em que ele também vai debater a problemática da água, como por exemplo a escassez.

O prefeito justifica no projeto que um dos objetivos é assegurar a disponibilidade da água para toda a população e todas as atividades econômicas da bacia hidrográfica, com padrões de qualidade satisfatórios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;