Turismo Titulo
Piauí e Ceará ganham novo roteiro
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
09/10/2008 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Famosas por alguns dos mais cobiçados cartões-postais nordestinos - como Fortaleza, Jericoacoara e o Delta do Parnaíba -, Ceará e Piauí decidiram unir forças para mostrar que suas belezas vão muito além da combinação de sol, praia e água de coco. Criado para incentivar o turismo no interior dos dois Estados, um novo roteiro desvenda a fauna, as formações rochosas e os vestígios arqueológicos que fazem dos parques nacionais da região um dos mais instigantes destinos de aventura do Brasil.

No Ceará, o passeio contempla a Serra da Ibiapaba, que abrange as cidades de Tianguá, Ubajara e Viçosa. No Piauí, o destaque fica por conta do Parque Nacional de Sete Cidades, nos municípios de Pedro II, Piripiri e Piracuruca.

As ações se estenderão por três anos e deverão atingir diferentes segmentos do turismo regional. Artesanato, trilhas ecológicas, gastronomia, festas religiosas, patrimônios históricos e clima diferenciado estão entre as atrações do circuito.

"Ao todo, 65 empresas do Piauí e 45 do Ceará serão beneficiadas. Na verdade, esse roteiro é reflexo dos resultados conquistados por meio da Rota das Emoções, o primeiro consórcio turístico criado no Brasil e que já é uma referência nacional", analisa o superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha, que não esconde a expectativa. "Acredito que teremos resultados surpreendentes, pois estamos fazendo um planejamento estratégico até 2010, para auxiliar o desenvolvimento regional com a inclusão social pelo fortalecimento da atividade turística, construindo parcerias e resgatando os valores socioculturais e ambientais da região."

A intenção é incrementar o fluxo de turistas em 2% nos meios de hospedagem do roteiro até dezembro deste ano e obter o mesmo percentual em 2009 e 2010. Outra meta de trabalho é aumentar o número de empreendimentos formalizados em 15% até dezembro de 2010.

PRODUTOS
Para divulgar a imagem e as atrações do novo destino, deverão ser criados cinco produtos: Parque Nacional de Ubajara, Parque Nacional de Sete Cidades, Patrimônio Histórico, Opala de Pedro II e Eventos. "Esses destinos, produtos e ações vão garantir o funcionamento do roteiro e a sua operacionalização, sempre com um foco na criação de novos postos de trabalho e incremento de renda", afirma o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae do Piauí, Gilson Vasconcelos.

Dentre as estratégias de trabalho planejadas estão instalar uma governança regional; diversificar a carteira de produtos ofertados, ressaltando as potencialidades de cada região; melhorar a infra-estrutura de estradas e dos acessos; e estimular e fomentar a qualificação turística de forma integrada.

"Outras metas do roteiro são ampliar em 3% os empreendimentos envolvidos na oferta turística até dezembro de 2010, além de aumentar em um dia a permanência do turista na região", explica Vasconcelos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;