Setecidades Titulo
Envelhecimento da pele tem prevenção
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
24/08/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica realizará sábado a Campanha de Prevenção do Envelhecimento da Pele, em São Caetano.

O evento acontece das 9h às 15h, no Parque Espaço Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica) e no Posto de Saúde Dr. Manoel Augusto Pirajá (Avenida Senador Roberto Simonsen, 282, Centro).

O objetivo é orientar a população sobre os principais fatores relacionados ao envelhecimento e mostrar os efeitos causados pela exposição excessiva ao sol.
"A primeira edição foi no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 300 pessoas na praia. A estimativa é de que o número de atendimentos seja o dobro em São Caetano", explicou Vivian Torres, integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Segundo a dermatologista, o município foi escolhido por possuir parte da população idosa. "É um projeto piloto, mas que deve ser levada para as demais cidades da região", disse.
No Parque Espaço Chico Mendes haverá distribuição de amostras de protetor solar e distribuição de informativos.

No local, os participantes poderão verificar as condições da pele, por meio de um aparelho chamado visia. Ele possui uma câmera fotográfica sensível capaz de focalizar em profundidade lesões e alterações da pele invisíveis a olho nu, como manchas, vãos e mudanças de textura.

"A partir do diagnóstico as pessoas serão orientadas e dependendo do resultado serão encaminhadas para a central de agendamento da rede municipal da cidade. Nos casos mais graves para a Faculdade de Medicina ABC", explicou.

Além disso, no local será oferecido medição de pressão, teste de glicemia e hepatite C.

Durante o evento haverá atividades culturais para estimular a participação do público. Dentre elas, professores de uma academia de ginástica irão promover aulas, conjunto musical, cama elástica para as crianças.

"Queremos chamar a atenção desde crianças até adultos para a importância da proteção, independentemente do ambiente que esteja e da idade", ressaltou.

O atendimento no Posto de Saúde Dr. Manoel Augusto Pirajá será no mesmo horário e contará com os mesmos serviços prestados a área médica no Espaço Chico Mendes.


Cuidado diário deve começar aos seis meses

A dermatologista Viviane Torres acredita que a campanha incentiva a entender a importância dos cuidados diários com a pele.

"Muitos começam a usar filtro solar quando adultos. O correto é que as crianças já criem esse hábito. O protetor pode ser passado desde os seis meses. Sempre observando as características da pele", disse.

Outra dica da dermatologista é evitar a exposição ao sol das 10h às 15h. "É nesse período que há maior incidência da radiação ultravioleta."

Viviane explica que o envelhecimento da pele começa aos 25 anos. "A partir dessa idade é preciso ter mais cuidado. Hoje a indústria oferece produtos que permitem que a pele permaneça jovem por mais tempo."

Além disso, alimentação saudável e qualidade no sono contribuem para uma boa cútis. " A pele das pessoas é o resultado do cuidado que ela tem com o organismo".

DOENÇAS
Uma das doenças mais graves é o câncer de pele. "O índice vem aumentando pela exposição ao sol e acomete, principalmente, pessoas cima de 50 anos. Por isso, a prevenção é fundamental. Além disso, há outros problemas como as manchas por conta do sol e próprio envelhecimento."

Segundo estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer) 26.470 novos casos de câncer devem surgir neste ano no Estado de São Paulo. "Se feito diagnóstico precoce a chance de cura é muito alta", garante a médica.

Ao observar uma ferida em área exposta que sangra e não cicatriza, assim como uma pinta que mudou de cor e de aspecto é preciso procurar um dermatologista. "Além desses cuidados, fatores como antecedentes na família de câncer também devem ser considerados", ressaltou. BG




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;