Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Os craques Capovilla e Fiori, da bola e do microfone

Eles são personagens da 117ª reunião da Memória do Futebol, encontro aberto a todos os interessados em pleno Estádio do Pacaembu. O Grande ABC presente

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Memofut (o Grupo Literatura e Memória do Futebol) realiza amanhã, sábado, a sua reunião mensal – a 117ª – com várias e variadas atrações, como destaca o coordenador Alexandre Andolpho:

8h30 – Memorabilia futebolística. Os participantes poderão trazer livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol. 

9h – Comunicações iniciais, com o professor Alexandre.

9h15 – Bate-papo com Écio Capovilla, jogador de Fluminense, Vasco e Sporting Cristal nas décadas de 1950 e 1960, com passagem pela Seleção Brasileira.

11h – Intervalo para café e foto.

11h30 – Bate-papo com Mauro Beting e Paulo Rogério, autores do livro Fiori Gigliotti, o Locutor da Torcida Brasileira (São Paulo: Onze Cultural, 2019). 

No livro, que estará à venda no local, por R$ 60, os autores abordam a carreira e a vida pessoal de Fiori, famoso pelos bordões e frases marcantes em suas transmissões. 

Mauro é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan e blogueiro do portal UOL, além de autor de 17 livros e diretor de três documentários para cinema e TV. 

Paulo é jornalista, editor-chefe do Auto Aventura (que engloba diversas mídias). Autor dos livros 2002, de Meninos a Heróis (2014) e 100 anos, Sou Mais Briosa (2017).

117ª Reunião do Memofut

Quando: amanhã, sábado, dia 7

Horário: das 8h30 às 13h

Local: Auditório Armando Nogueira do Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº). Acesso livre para quem curte futebol e sua história. 

Arte & Memória

Amanhã, sábado, dia 7, a partir das 16h, o projeto Cuiabá 153, de Santo André, abre a sexta ação 6º Desafia – Repente Visual. Uma exposição de arte que vem acontecendo desde outubro de 2018.

São cinco artistas diretamente envolvidos: Guedo Galet como desafiador. E os repentistas Márcia Borges, Carlos Ribeiro, Valdo Rechelo e Paulo Sayeg. Espaço aberto a todos os interessados.

Tudo acontece na casa-atelier de Sueli de Moraes, à Rua Cuiabá, 153, Vila Alzira. Vai lá, e depois conta para a gente.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 6 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7241

Manchete – Eleições presidenciais, 2º turno: Collor promete ir ao debate do dia 14 

São Caetano – Prefeito Tortorello cria a segunda comissão antidroga.

Cultura & Lazer – São Caetano suspende Salão de Arte Contemporânea.

Acidente – Ônibus destroça poste e fere 29 pessoas em frente ao portão principal da Volkswagen.

Em 6 dezembro de...

1919 – Duas queixas dos usuários de trem no distrito de Santo André: 1ª – os passageiros ficavam ao relento, sob chuva ou sob sol, pois não havia uma cobertura adequada; 2ª – os trens procedentes de Santos chegavam lotados e os que aqui embarcavam precisavam viajar de pé.

1959 – Um incêndio destrói o prédio nº 1.187 da Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo. A ocorrência é atendida pela 3ª Zona do Corpo de Bombeiros, em São Paulo, já que a cidade não tinha bombeiros.

Como parte da Semana da Marinha, é realizada na Represa Billings uma regata de Snipes. 

Reinaldo Conrad, velejador campeão pan-americano, e Antonio Marcos de Moraes Barros vencem a prova principal.

A competição ocorreu na raia do Iate Clube Cruzeiro do Sul, localizada no km 28 da Via Anchieta, supervisionada pela Federação Paulista de Vela.

1969 – Centro Acadêmico de São Caetano organizava a campanha de Natal das crianças pobres. Na presidência, Miguel Parente Dias, hoje advogado.

Hoje

- Dia da Extensão Rural no Brasil. Data da criação da modalidade em 6-12-1948, no Estado de Minas Gerais.

Santos do dia

NICOLAU. Um dos santos mais ilustres que floresceram na Igreja Oriental no século IV.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.