Cultura & Lazer Titulo
Pompa e Circunstância
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
26/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A marcha 'Pompa e Circunstância', do inglês Edward Elgar, abre hoje o concerto da Orquestra Filarmônica Vera Cruz, que se apresenta às 19h na Igreja Matriz, em São Bernardo.

O retorno da formação capitaneada por Júlio Medaglia transforma em ocasião o tema com o qual sobe ao palco, trazendo à cena variação de repertório para agradar do popular ao erudito.

O concerto de hoje, o mesmo que será apresentado no domingo, na Chácara Silvestre, tem ópera, valsa, marcha, ‘batuque' e homenagem à Itália. Na quarta, a exibição no Teatro Lauro Gomes trará repertório sinfônico, com Tchaikovsky e Grieg.

"Antes, tínhamos apenas uma orquestra clássica, agora, com todos os músicos que temos, ampliamos a possibilidade de repertório à música sinfônica inteira", diz o maestro.

Para a primeira apresentação, Medaglia escolheu uma programação popular, "canções que todos conhecem, mas não sabem de onde vêm". A suíte de 'Carmen', o 'Danúbio Azul' e a marcha de Elgar estão entre as famosas.

Para celebrar os 150 anos de unificação da Itália, a Filarmônica apresentará o intermezzo de 'Cavalleria Rusticana', de Pietro Mascagni, além de trechos de óperas como 'Con Te Partiró', executados pelo tenor Gilberto Chaves e a mezzo-soprano Edna D'Oliveira. O Brasil será representado por Batuque, de Alberto Nepomuceno.

Na quarta, no teatro, o concerto é de gala, a parte ‘pompa'. Serão executadas a '5ª Sinfonia', de Tchaikovsky e o 'Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor', do norueguês Edvard Grieg. "Abrimos com um tema que eu fiz para a música 'Mulher Rendeira', do filme 'O Cangaceiro'. Não poderíamos deixar de homenagear a Vera Cruz", revela Medaglia.

ENCONTRO
Um quarto concerto preenche a agenda da semana da orquestra. Na terça, às 15h30, tem início a série 'Encontro com a Orquestra', promovida para levar jovens e adolescentes a criar experiência e pegar gosto pela música sinfônica. A apresentação, que será semanal e itinerante, abrirá no Teatro Lauro Gomes.

Orquestra Filarmônica Vera Cruz - Concerto. Hoje, às 19h, na Igreja Matriz (Rua Padre Lustosa); domingo, às 11h, no Parque Chácara Silvestre (Av. Wallace Simonsen, 1.800); e dia 31, às 20h, no Teatro Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171). Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;