Cena Política Titulo
Moção de cautela versus conveniência
Por Fábio Martins
19/03/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


O folclórico vereador Manoel Lopes (DEM), de Mauá, idealizou moção ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apelando para que as eleições municipais marcadas para outubro sejam prorrogadas para 2022 visando concentrar esforços e recursos públicos para o combate ao novo coronavírus no País. Em primeiro plano, a sugestão pode fazer sentido. A proliferação da doença tem aumentado dia após dia e a evolução das contaminações no Brasil preocupa. Porém, a adoção de medidas drásticas a longo prazo ainda não está dada. No momento, a ordem é o isolamento voluntário, e é por isso que o futebol brasileiro deu uma pausa, assim como diversas outras atividades econômicas. Juntar o pleito deste ano com as eleições gerais de daqui dois anos significaria estender os mandatos dos atuais prefeitos e parlamentares. Manoel Lopes, por exemplo, está no sétimo mandato consecutivo e, se vir o apelo atendido, completaria 30 anos ininterruptos na Câmara de Mauá.

BASTIDORES

Portas fechadas
Lideranças do PDT de Mauá entraram em contato com esta coluna para sustentar que não há espaço para o vereador Adelto Cachorrão (Avante, foto) na chapa proporcional do partido. Embora tenha havido o convite a ele de integrantes da agremiação num passado recente, a executiva municipal da sigla definiu em reunião que a chapa irá contar apenas com um vereador. E esse com mandato será Tchacabum (ex-PRP), recém-filiado. Alegou ainda que está descartada a hipótese de Zezinho Braga entrar na briga por vaga na Câmara. Eleito pelo PDT, Cincinato Freire está próximo ao PTB.

Versão de Adelto
Adelto Cachorrão assegurou que houve, de fato, convite de ingresso ao PDT. Disse que, a princípio, deu resposta negativa, alegando que havia compromisso com o Podemos. Contudo, na sequência, “o diálogo não fluiu”. Diante do cenário, ele se desligou do grupo do prefeiturável e ex-juiz João Veríssimo (PSD), que terá adesão do Podemos. “Voltei a procurar o Junior Orosco (PDT), que me falou sobre determinação do diretório municipal (pedetista) para que haja somente um vereador no partido.” Mesmo com a situação, ele citou que a tendência é que fique na construção de uma segunda opção – ainda não definida –, sem ser o PDT.

Moção de repúdio
Mesmo diante de tantas pautas importantes em São Bernardo, assim como no País, como a proliferação do novo coronavírus, o vereador Ary de Oliveira (PSDB) apresentou moção de repúdio contra o Dr. Dráuzio Varela e a TV Globo, pela reportagem veiculada no Fantástico a respeito da situação de trans em presídios – a matéria teve grande repercussão após revelação dos crimes cometidos por um dos entrevistados. Houve princípio de bate-boca, entre o próprio Ary, Gordo da Adega, Almir do Gás, Ivan Silva e vereadores do PT. Apesar do embate no plenário, a proposta foi aprovada.

Afastamentos
Acompanhando deliberação de afastamento de servidores com mais de 60 anos por causa do avanço do novo coronavírus, o governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), oficializou autorização de licença da função de cinco integrantes do alto escalão, que se enquadram nos critérios de classificação de risco. Na lista estão Dinah Zekcer (PTB, Educação), Ajan Marques (Mobilidade), José Bittencourt (Republicanos), Sargento Juliano (PSB) e José de Araújo (PSD). A maioria das pastas será ocupada pelos adjuntos. A medida é válida, em primeiro momento, até 5 de abril.

Filiação no Republicanos
Com a perda do Podemos, o ex-prefeito Aidan Ravin, de Santo André, assinou ficha de filiação do Republicanos, ex-PRB. Ele já foi confirmado como candidato a vice na chapa que será encabeçada pelo ex-vereador Ailton Lima (PSB) – o Podemos está com o prefeito Paulo Serra (PSDB). Será o sexto partido de Aidan em sua carreira política, que começou em 2004.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;