Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 31 de Março

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Esportes

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

Rafaela Silva dá primeiro ouro ao Brasil na Rio-2016

Brasil 2016 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Judoca cresceu na Cidade de Deus,
superou infância difícil e se consagrou ontem


Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC

09/08/2016 | 07:00


Apenas sete quilômetros separam a Cidade de Deus do Parque Olímpico da Barra. A comunidade, que ficou famosa internacionalmente após o filme que leva seu nome em 2002, agora tem outro motivo para reconhecimento: é o local onde cresceu a mais nova medalhista olímpica de ouro do Brasil, Rafaela Silva. Ontem, ela desbancou Dorjsürengiin Sumiya, da Mongólia, e subiu ao lugar mais alto do pódio no judô, categoria até 57 kg.

Aos 24 anos, a lutadora de infância difícil tem história de superação por meio do esporte. Jogou futebol até os 7 anos, mas foi no judô que se encontrou. E não há dúvida que um filme passou pela cabeça antes, durante e depois das cinco lutas de ontem que a levaram até a coroação com a medalha dourada. Entre as memórias, sem dúvida a punição que a eliminou em Londres-2012 estava viva, mas faz parte do passado.

“Sofri muito depois da derrota em Londres, pensei em desistir. Nesse ciclo, ninguém treinou mais que eu. Não tive bons resultados nos dois últimos anos, mas me preparei muito”, afirmou a brasileira, que espera ser exemplo. “Que sirva de incentivo para as crianças da Cidade de Deus. Saí de lá e sou campeã mundial e olímpica. Estava desacreditada, li que era incógnita, mas sabia que poderia conquistar. Entreguei tudo que eu poderia dar”, concluiu Rafaela, que na Seleção é atleta do ex-técnico de São Caetano Mário Tsutsui, que vibrou à beira do tatame com a brasileira.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;