Internacional Titulo
Combinaçao estrogênio-progestina aumenta risco de câncer
Por Do Diário do Grande ABC
25/01/2000 | 08:32
Compartilhar notícia


Um tratamento hormonal de substituiçao para as mulheres menopáusicas de dois hormônios, estrogênio e progestina, provoca um maior risco de câncer do seio, segundo um estudo que será publicado esta quarta-feira no Journal of the American Medical Association (Jama).

Os cientistas constataram que o risco de câncer do seio é 20% maior para as mulheres que fazem durante quase quatro anos um tratamento com estrogênio, em comparaçao com as mulheres que nao fazem nenhum tratamento. O risco passa a ser 40% maior para aquelas que fazem um tratamento que combina estrogênio e progestina.

``Nossos resultados indicam que a combinaçao estrogênio-progestina está relacionada com aumentos mais importantes do que o estrogênio sozinho', escrevem os autores.

Este estudo foi feito com 46.355 mulheres menopáusicas, acompanhadas entre 1980 e 1995 por uma equipe de pesquisadores científicos do Instituto Nacional do Câncer, dirigido pela dra. Catherine Schairer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;