Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Social
>
Arte
Tarsila, a empoderada

Tarsila do Amaral (1886-1973) estava à frente do seu tempo. Além de ter deixado obras marcantes e históricas, como o Abaporu (1928) – a pintora contou que o quadro era fruto de imagens do seu inconsciente, e tinha a ver comas histórias que as negras contavam para ela em sua infância

Por Marcela Ibelli
Do Diário do Grande ABC
08/11/2019 | 08:33
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Tarsila do Amaral (1886-1973) estava à frente do seu tempo. Além de ter deixado obras marcantes e históricas, como o Abaporu (1928) – a pintora contou que o quadro era fruto de imagens do seu inconsciente, e tinha a ver comas histórias que as negras contavam para ela em sua infância –, era independente e lutava pelo que acreditava na arte e na vida. A sobrinha-neta de Tarsila, que ganhou o mesmo nome da tia-avó, tem orgulho de atestar tudo isso sempre que é convidada a contar um pouquinho mais da pintora brasileira.

 Ela esteve na loja Maria Maria, em Santo André, e deixou todo mundo encantado. “Ouvimos várias particularidades. Falou muito sobre como o pai de Tarsila (José Estanislau do Amaral Filho) a incentivou em tudo. Assim, a pintora fez tudo o que fez e nos deixou legado tão rico. E a sobrinha-neta está cuidando de tudo”, conta Carol Grecco, uma das proprietárias da loja. A ideia é promover o bate-papo ao menos uma vez ao ano. “Hoje a moda é muito mais do consumo. É cultura, arte. Queremossempre trazer tudo isso aqui para dentro.”

Veja mais noticias da nossa coluna social:

Incentivo

O Club & Casa Design, plataforma de relacionamento entre profissionais de arquitetura e lojistas, em parceria com o Graacc, vai apresentar a campanha Ponto Solidário no jantar A Bella Itália, amanhã, em São Caetano. “Fazer doações para ajudar mais de 3.500 crianças e adolescentes com câncer é algo muito recompensador”, afirma Thiago Sodré, CEO da plataforma. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.