Internacional Titulo
Governo reconhece gravidade da situaçao em Putumayo
Por Do Diário do Grande ABC
21/10/2000 | 18:52
Compartilhar notícia


O ministro colombiano do Interior, Humberto de la Calle, reconheceu neste sábado que a populaçao rural de Putumayo, no sul do país, foi convertida em "bucha de canhao" pelos rebeldes e paramilitares que lutam pelo controle desta regiao produtora de coca.

"Estes grupos estao violando todas as convençoes humanitárias internacionais e transformando a populaçao civil em bucha de canhao deste conflito", disse La Calle em Puerto Asis, cidade do departamento de Putumayo.

Putumayo, na fronteira com Equador e Peru, concentra mais de 50% das plantaçoes de coca do país e será o primeiro alvo do Plano Colômbia de combate ao narcotráfico, financiado parcialmente pelos Estados Unidos.

Com uma populaçao estimada em 300 mil habitantes, Putumayo está sem alimentos, medicamentos e combustíveis após um mês de combates entre os paramilitares e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). O governo afirma ter enviado a Putumayo mais de 160 toneladas de alimentos nas últimas semanas. Na província de Sucumbíos, no Equador, o fluxo de refugiados colombianos e a crescente demanda de Putumayo está provocando uma grave falta de combustíveis.

Mais de 100 militares, policiais, paramilitares e rebeldes das FARC morreram nos últimos dias nos combates travados no noroeste da Colômbia, onde o governo colombiano ordenou uma ampla operaçao militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;