Automóveis Titulo
Citroën Berlingo x Renault Kangoo
Anderson Amaral e Clarice Brandao
Da Redaçao
17/05/2000 | 06:48
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  Na ausência de um nome mais pomposo, a indústria automobilística simplesmente resolveu chamá-los de multiuso. Nada mais coerente, afinal, os modelos Citroën Berlingo e Renault Kangoo esbanjam versatilidade. Ambos sao derivados de carros compactos - o primeiro é produzido sobre a plataforma do Xsara, enquanto o Kangoo é derivado do Clio - e acomodam cinco passageiros sem aperto. O principal diferencial de ambos, entretanto, está mesmo no generoso porta-malas, de fazer inveja a qualquer utilitário. Até a lâmina que cobre a bagagem, o Berlingo leva 664 litros e o Kangoo, 600 litros - quando carregados até o teto e com o banco traseiro rebatido, os dois modelos acomodam acima de 2 mil litros de bagagem.

Mas, como tudo no mundo tem seu preço, quem pretende usufruir de tanto espaço terá de desembolsar o equivalente a uma station compacta top de linha para adquiri-los. O Berlingo, equipado com um motor 1.8 de 90 cv, custa R$ 28.330. Por R$ 1,4 mil a menos (R$ 26,9 mil), o consumidor leva um Kangoo 1.6 RN - versao mais sofisticada do multiuso produzido na Argentina e dotada de um propulsor de iguais 90 cv.

O formato da carroceria - dotada de teto alto e porta deslizante na lateral - nao é a única característica que os modelos Berlingo e Kangoo compartilham. Se ambos trazem amplo espaço interno e um generoso porta-malas, possuem também alguns defeitos que sao comuns à indústria automobilística francesa, da qual fazem parte Renault e Citroën.

O primeiro deles é a deficiência no acabamento - esse, aliás, é o tendao de Aquiles do Renault Kangoo. A falta de cuidado é visível nas soldas na carroceria e também na ausência de uma tampa para o porta-luvas. Isso sem falar no suporte dos cintos de segurança - os dianteiros trazem os trilhos à mostra, enquanto os traseiros sao fixados em barras presas à carroceria. Além disso, a parte superior das portas, bem como as colunas traseiras, nao sao revestidas.

O painel de instrumentos conta apenas com três medidores: velocímetro, indicador de combustível e de temperatura do motor - falta, portanto, o conta-giros. O posicionamento dos comandos dos vidros elétricos - na parte inferior da porta do motorista - dificulta o seu acionamento, mas tem a vantagem de evitar o contato com a água da chuva.

Embora mostre uma finalizaçao mais cuidadosa, o Berlingo também tem lá seus defeitos. Os bancos e portas trazem revestimento em tecido, mas a combinaçao de cores escolhida (verde e amarelo) deixa a desejar. O painel de instrumentos é completo, trazendo conta-giros e velocímetro em fundo branco e saídas de ar mais suaves. O modelo também traz porta-trecos em maior quantidade - além do rack na parte superior do pára-brisa, o Berlingo é equipado com porta-objetos nas laterais traseiras do teto e no assoalho traseiro.

Outro item de conforto que merece destaque no modelo da Citroën é o banco do motorista rebatível, que é bastante útil quando se pretende retirar objetos do banco traseiro sem abrir a porta lateral. Externamente, entretanto, há um defeito: o bocal de combustível é posicionado ao lado da porta lateral deslizante. O dispositivo impede que a porta seja aberta enquanto o carro é abastecido, o que pode trazer desconforto aos passageiros. No Kangoo, o bocal fica posicionado do lado direito.

Característica comum nos dois modelos, a grande área envidraçada e praticamente sem ângulos mortos proporciona ao motorista uma ampla visao da carroceria, o que torna mais fáceis as manobras no confuso trânsito urbano. Contribuem para ampliar a visibilidade os amplos retrovisores laterais.

No que se refere ao leque de equipamentos de série, há um certo equilíbrio entre os dois modelos. Ambos trazem de série direçao hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas das portas com acionamento a distância, entre outros equipamentos. O Kangoo, entretanto, leva vantagem sobre o Berlingo por trazer air bag duplo de série. No concorrente, o dispositivo é opcional e custa R$ 890.

O Berlingo, por sua vez, pode ser equipado opcionalmente com o teto solar com acionamento elétrico - item nao disponível no Kangoo. Mas para adquirir o equipamento, que sem dúvida proporcionará um diferencial estético ao modelo, o consumidor terá de desembolsar cerca de R$ 1,5 mil.




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