Política Titulo
Petistas estudam nome à presidência da Câmara de Sto.André
Gislayne Jacinto
Da Redaçao
07/10/2000 | 00:19
Compartilhar notícia


A disputa pela presidência da Câmara de Santo André já começa a esquentar os bastidores políticos da cidade . O PT - que emplacou a maior bancada, com nove vereadores - tem três pré-candidatos. Dois - Antonio Leite e Ricardo Alvarez - já assumem publicamente a intençao de comandar o Legislativo nos próximos dois anos (2001/2002). O vereador eleito Klinger Luiz de Oliveira Sousa, secretário de Serviços Municipais, é cotado, mas ainda nao oficializou sua intençao.

Leite disse que vai colocar junto à bancada a sua disposiçao de presidir a Câmara. "Vou conversar com as pessoas. Nao é uma idéia fixa, mas é uma possibilidade", disse.

Leite já foi líder do PT na Câmara no segundo ano de mandato de Celso e seu nome pode até chegar a ser um consenso. É considerado pelos vereadores como uma pessoa sensata e calma. Uma outra vantagem é que ele nao é atrelado a grupos. Hoje, na Câmara tem uma ala ligada ao prefeito Celso Daniel e outra ligada ao deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Luizinho, pré-candidato à Prefeitura em 2004. "Estou afinado com todo mundo e mostrei isso quando fui líder da bancada", afirmou Leite, que saiu fortalecido destas eleiçoes ao receber 5.221 votos.

Alvarez disse que também já iniciou as articulaçoes para ser o indicado da bancada. "Meu nome vai dar samba", disse. Além de dialogar com os vereadores, o petista disse que vai pedir apoio a Luizinho e ao deputado estadual Vanderlei Siraque.

Alvarez acredita que o próximo presidente da Câmara tem de ter experiência e conhecer o Regimento Interno da Casa, além da LOM (Lei Orgânica do Município). Com isso, ele descarta o nome de Klinger, que se elegeu neste ano.

Alvarez disse que, além de ter experiência, também saiu fortalecido das urnas em 1º de outubro. Ele foi o terceiro vereador do PT mais votado, com 5.846 votos.

O nome de Alvarez pode ser rejeitado pelo grupo de Celso, já que ele é considerado um vereador "rebelde", e até já votou contra projetos da administraçao, como foi o caso da reduçao do salário e jornada dos servidores e a construçao de um aterro sanitário no Parque Guaraciaba.

Muitos avaliam que Alvarez na presidência poderia causar algumas dificuldades ao prefeito e, portanto, dificilmente será aceito para comandar o Legislativo.

Apesar de Klinger nao ter oficializado sua vontade, ele vem articulando a sua conduçao à presidência da Câmara. Esse seria o primeiro passo de seu projeto político, que termina com a sua candidatura a prefeito em 2004.

Nos corredores da Câmara, porém, o nome de Klinger é rejeitado. Portanto, nao serao poucos os argumentos que terá de usar para convencer os parlamentares, principalmente os que sao ligados ao grupo de Luizinho. Os aliados do deputado nao têm interesse de que Klinger cresça muito politicamente, já que Luizinho também é forte candidato do PT para disputar a sucessao do prefeito.

Os vereadores eleitos sabem que no primeiro biênio a Câmara deverá ser administrada por um petista. O partido tem nove vereadores e necessita de apenas mais dois votos para ganhar a eleiçao em 1º de janeiro. O prefeito, além de garantir a sua reeleiçao com 70,13% dos votos, ainda elegeu dentro de sua coligaçao outros cinco vereadores, totalizando junto com o PT 14 parlamentares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;