Nacional Titulo
Inca lança campanha de combate ao fumo
Por Do Diário OnLine
Com Agências
27/08/2004 | 14:34
Compartilhar notícia


“Fumar é gol contra” é o slogan lançado, nesta sexta-feira, pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece no domingo. O público alvo são os jovens, já que 90% dos fumantes adultos tornaram-se dependentes do fumo até os 19 anos de idade. O Brasil é o sexto país do mundo onde o cigarro é mais barato e 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência de problemas causados pelo produto.

O diretor-geral do Inca, José Gomes Temporão, disse que os estudos realizados pelo Instituto no ano passado mostram que as campanhas institucionais realizadas conseguiram reduzir o número de fumantes, já que em 1989 a proporção de fumantes era de 32% da população e hoje é de 18.8%, sendo inferior às registradas no Canadá e nos Estados Unidos. Ele considerou como positiva a decisão do Ministério da Saúde em garantir atendimento no SUS aos dependentes de nicotina.

“A gente nunca pode descansar. Nós ainda não ratificamos a Convenção-Quadro que se encontra no Senado Federal. É evidente que existem pressões da indústria para que essa ratificação seja protelada. Fizemos um apelo para que se convoque imediatamente a audiência pública, o que deve acontecer em setembro, para que o Brasil possa estar entre os 40 primeiros países a ratificar essa convenção, já que o Brasil foi uma liderança na discussão, construção e consolidação dessa política antitabagista”, explicou, segundo destaca a Agência Brasil.

Durante a solenidade foram recolhidas assinaturas de apoio à ratificação da Convenção que fixa padrões internacionais para o controle do tabaco, com providências relacionadas à propaganda e patrocínio, à política de impostos e preços, rotulagem, comércio ilícito e tabagismo passivo.

O diretor-geral do Inca entregou prêmios, concedidos em parceria com os ministérios da Saúde, Educaçao e do Trabalho a organizações públicas e privadas que se destacaram no controle do tabagismo em 2003. Ao todo, foram premiados três estados: Mato Grosso do Sul,Tocantins e Ceará e três municípios: Ribeirão Preto (SP), Pompéia (SP) e Neópolis (SE).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;