Internacional Titulo
Al Qaeda tem campo de treinamento no Iraque, diz jornal
Por Das Agências
23/08/2002 | 10:19
Compartilhar notícia


A rede terrorista Al Qaeda montou um campo de treinamento no norte do Iraque, com a ajuda de um grupo de combatentes islâmicos ligados a Teerã e a Bagdá, revela o jornal inglês The Guardian, em sua edição desta sexta-feira.

O grupo de combatentes islâmicos Ansar al-Islam (ligado à rede liderada por Osama Bin Laden) está escondendo cerca de 150 membros da Al Qaeda em várias localidades sob seu controle ao longo da fronteira entre Iraque e Irã, informa o jornal citando agentes secretos baseados no Curdistão iraquiano, a única região do país não controlada por Saddam Hussin.

Na segunda-feira (19), um funcionário norte-americano revelou que Washington recebeu informações de que o Ansar al-Islam estaria realizando experiências com uma substância tóxica mortal no norte do Iraque.

O funcionário, que pediu anonimato, disse que as experiências foram realizadas nos últimos dois meses em uma área fora do controle do presidente iraquiano, Saddam Hussein. "A informação indica o uso de rícino em experiências com gado e pelo menos uma pessoa".

Ainda na segunda-feira, a rede de televisão ABC News revelou que o Pentágono chegou a planejar um ataque contra o Ansar al-Islam no Norte do Iraque, mas o presidente norte-americano, George W.Bush, rejeitou a proposta por julgar que a ameaça era limitada e não valia o risco de vidas de cidadãos dos EUA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;