Palavra do Leitor Titulo
Unidade pela democracia

Decorridos quase três anos de governo petista em São Bernardo...

Por Dgabc
16/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Decorridos quase três anos de governo petista em São Bernardo fica constatado que o partido que diz defender os trabalhadores não tem compromisso com a cidade, com as instituições nem com as entidades da sociedade civil organizada. Com táticas não convencionais, o PT e seus acólitos deflagraram campanha de boatos e mentiras, que, em 2008, ancorou a candidatura de Luiz Marinho a prefeito, com discurso de mudança. Após a eleição os aliados foram afastados das decisões do governo, tratados como meros agregados. O poder da cidade foi centralizado nas mãos de um núcleo duro e surdo.

O retrocesso é visível em todos os segmentos, e sentido na pele pela população, principalmente a parcela que mais necessita das intervenções governamentais. Alguns exemplos: o corte da entrega de material e uniformes escolares em 2009. Em 2010 e 2011 foram entregues materiais de qualidade duvidosa. A educação dos portadores de necessidades especiais foi abandonada, transformada em assistencialismo, embora tenham herdado a administração com estrutura ímpar nesse quesito.

A Saúde vive de construção de prédios com estrutura de lata que, segundo denúncias, já exigem reparos. Médicos e medicamentos mais elementares sumiram da cidade. O funcionalismo público, alicerce da campanha, é ignorado, massacrado e vilipendiado em suas expectativas, mostrando a verdadeira cara das promessas eleitorais. A exemplo do que ocorre na esfera federal, modificaram o discurso e assumiram a máquina pública para transgredi-la e aparelhá-la por dentro, com integrantes do partido derrotados em diversos cantos do País.

São Bernardo é hoje governada pela República de Santo André, que com interesses lá contrariados se agarra a Luiz Marinho, como tábua de salvação. Essa situação caótica é a evidência de que a cidade exige ação direta e objetiva das forças democráticas, que precisam se unir em torno de amplo projeto, e não de plano político de poder, personalista. Mais quatro anos de governo petista representarão retrocesso e aumento do prejuízo da população em áreas elementares como a Educação e a Saúde.

Essas forças democráticas, que garantem o contínuo progresso de São Paulo, devem ter como meta a mesma postura em favor de São Bernardo e do Grande ABC. Errar nesse ponto é condenar toda a população ao descaso e abandono pela máquina pública.

William Dib é médico cardiologista, deputado federal e coordenador regional do PSDB no Grande ABC.

PALAVRA DO LEITOR

Começam aparecer

O que mais se viu no Dia das Crianças era pré-candidato a vereador tentando se infiltrar nas igrejas, cozinhas comunitárias e associações de moradores para marcar território, mesmo sabendo que o povo não é mais bobo com políticos forasteiros. Ainda assim, encontramos inúmeros que acham que vão ganhar votos, daqui a um ano, enchendo as criançinhas de bolas com nomes de institutos, fotos, orações cristãs, palavra de Deus etc. E o povo só repetindo: vou receber os brinquedos, mas nunca votarei nela, ou nele, se preferir.

Maria da Conceição da Silva
Mauá

Cingapura

Devemos lembrar que esses prédios populares foram construídos às pressas em ano eleitoral, na gestão do Paulo Maluf, que é engenheiro, quando prefeito. Com certeza autorizaram a construção desses edifícios na época sabendo da existência do lixão e assumiram os riscos.

Charles Gomes de França Jr.
São Bernardo

Zé Vasconcelos

Zé Vasconcelos, grande humorista que se acabou de mansinho levado pelo mal de Alzheimer. Mas seus personagens não morrerão jamais! O ‘seu' Sá Silva viverá para sempre! Zé, hoje você acordou bem alegre, falante e pimpão, como nos velhos tempos! Levou sua alegria para a Vasconcelândia do céu!

Mara Montezuma Assaf
Capital

GreenLine

Quero manifestar a minha indignação e revolta quanto à GreenLine Sistemas de Saúde. Estou com insuportável dor na coluna cervical e, após várias passagens junto à Beneficência Portuguesa de Santo André, o ortopedista me encaminhou, em caráter de emergência, tendo em vista tamanho sofrimento. O convênio simplesmente afirmou que era necessário esperar por desistência. Se estou pagando absurdo de mensalidade e já fora constatada a gravidade da lesão, por outros especialistas, o que se passa pela cabeça desses administradores em deixar uma cidadã como eu, aos 65 anos, sem nenhuma assistência?! É abandono e descaso total por parte do plano. Nunca imaginei que um sistema de atendimento de saúde poderia ser pior que o falido SUS. Gostaria de saber o que o ‘majestoso' plano de saúde tem a dizer sobre isso.

Neli Alves Borges
Santo André

Segurança

Ao ver as imagens do assassinato de uma jovem trabalhadora de uma farmácia, na Grande São Paulo, me perguntei: de quem é a culpa dessa falta de segurança? Cheguei à conclusão do que se aproxima muito dessa realidade. O senador Suplicy encabeçou a criação de comissão dos direitos humanos e fortaleceu o banditismo; partidos que fazem e refazem leis para beneficiar cada vez mais os assassinos; são maiores os artigos do código de processo penal que beneficiam do que os que penalizam; Lula deu asilo político para assassino italiano como se os crimes por ele cometidos fossem políticos, e penalizou cubanos que queriam abrigo político. Enquanto tivermos políticos desinteressados, sabemos em que se interessam, mas podem ter certeza que não é na nossa segurança, iremos chorar a morte de muitos jovens. Isso tudo pode ser mudado, pesquise a biografia de seu candidato e vote em quem está preocupado com o povo e não nos que querem apenas poder para benefícios próprios. Pense nisso.

José Maria Almeida Ribeiro
Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;