Memória Titulo
O aniversariante São Vicente e o Grande ABC

Hoje é o aniversário da cidade de São Vicente, que tem uma relação histórica e geográfica com o Grande ABC. No quinhentismo, São Vicente e...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é o aniversário da cidade de São Vicente, que tem uma relação histórica e geográfica com o Grande ABC. No quinhentismo, São Vicente e Santo André da Borda do Campo interligavam-se serra abaixo e serra acima. Geograficamente, até hoje o Grande ABC limita-se ao Sul com São Vicente em plena Serra do Mar.

Em 1932, o Grande ABC aliou-se a São Vicente nas comemorações do 4º centenário da cidade vizinha: 1532-1932. Houve uma exposição comemorativa na Água Branca, em São Paulo, em homenagem a São Vicente, e o então município de São Bernardo se fez presente.

Organizou-se o Pavilhão Industrial de São Bernardo - nome genérico do Grande ABC em 1932. E lá estiveram as principais indústrias locais. Dizia-se: "São Bernardo (hoje Grande ABC), o maior centro industrial do Estado de São Paulo."

Uma foto foi batida, com o prefeito Armando Setti rodeado por industriais de empresas como Atlantis Brasil, Casa Publicadora Brasileira, Fichet, Kowarick, Cerâmica São Caetano, General Motors, Tognato, Aliberti, Matarazzo, Pirelli, Rhodia, Ipiranguinha.

O Pavilhão Industrial São Bernardo foi inaugurado em 22 de janeiro de 1932 - portanto, há exatos 78 anos. O prefeito Armando Setti falou em nome do município; Armando de Arruda Pereira, em nome dos industriais. Três bandas estiveram presentes: Lira de Santo André, Liberdade e Carlos Gomes. Tudo em homenagem aos quatro séculos da cidade de São Vicente.

HISTÓRICO

São Vicente recebeu esse nome em 1502, quando da chegada de uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos. O local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó.

Trinta anos depois, em 1532, chega ao local outro navegador português, Martim Afonso de Sousa, enviado pela coroa portuguesa para constituir aqui a primeira vila do Brasil. Coube a ele oficializar o nome São Vicente. Era 22 de janeiro de 1532.

Por ter sido a primeira vila fundada no Brasil, São Vicente ostenta o título de cellula mater dos municípios brasileiros.

Martim Afonso instalou na nova vila os símbolos do poder organizado: um pelourinho, uma igreja e uma câmara. Em 22 de agosto de 1532 realiza as primeiras eleições em todo o continente americano.

DATAS

1462 - Descoberta da ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

1502 - Descoberta da ilha de São Vicente no Brasil.

1532 - Fundação da vila de São Vicente, a primeira do Brasil.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 22 de janeiro de 1980

Manchete - Carter (presidente dos EUA) perdoa Irã em troca de apoio contra os russos.

Grande ABC - Chuva adia início de serviços na marginal esquerda do Tamanduateí, entre Santo André e São Caetano.

Igreja - Paróquia de Nosso Senhor do Bonfim, no Parque das Nações, comemora o 30º aniversário de construção da sua igreja, na Rua Oratório.

Editorial - Combate ao crime tem que ir às causas.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Segundo escalão, preços, Conclat e feriado.

Futebol - Internacional, de Porto Alegre, sagra-se tricampeão da Taça São Paulo de futebol juvenil.

Polícia - Seis mortos nas águas da Billings.

EM 22 DE JANEIRO DE...

1935 - José Gomes de Abreu, o Zequinha de Abreu, autor de Tico-Tico no Fubá, falece em São Paulo. Sua vida virou filme da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo.

1970 - Arquiteto Jorge Olavo dos Santos Bonfim e equipe recebem menção honrosa na 10ª Bienal de São Paulo pelo projeto das faculdades do Sítio Tangará, que abrigam a Fundação Santo André.

Trabalhadores

Nasce em 22 de janeiro:

Benedito José Girald. 1900. Ubatuba (SP). Industriário da Rhodia. Residência: Rua Fortuna, 377, Vila Prosperidade.

Fonte: Primeiro livro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Anastácio, Gaudêncio, Vicente da Espanha, Vicente Palotti e Victor.

Vicente da Espanha ou de Valência (estampa) foi diácono de Saragoça e faleceu no ano 304, sendo considerado mártir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;