Economia Titulo
Ofertas de emprego crescem
25,66% em 2010, diz estudo
Vinicius Gorczeski
Especial para o Diário
31/01/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A oferta de empregos encerrou 2010 em alta. Segundo estudo mensal de vagas da Ricardo Xavier Recursos Humanos, o mercado de trabalho registrou crescimento de 25,66% no ano passado - com 27.073 postos gerados, ante 21.543 oportunidades computadas em 2009.

O estudo envolveu diversos Estados e concluiu que São Paulo ofereceu mais postos de trabalho entre as federações; 34,18% do total.

O mês de dezembro também apresentou cenário positivo. Houve saldo de 1.457 vagas, ante 1.327 durante o mesmo mês de 2009 - alta de 9,79%. Por sua vez, novembro desempenhou balanço mais otimista sobre dezembro, quando as oportunidades caíram em 32,67%.

O presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Hélio Terra, destaca que, quanto ao declínio no número de ofertas em dezembro, considerado normal nos estudos, 2010 teve balanço positivo. "O resultado já sinaliza que em 2011 o mercado deve ser ainda mais aquecido, com a abertura de oportunidades nos mais variados setores", projeta Terra.

PROFISSÕES - Uma das profissões com maior destaque no cenário empregatício foi Engenharia. Em todos os meses do ano, a ocupação permaneceu na liderança como a mais procurada pelo mercado. Para se ter ideia, a área de atuação abocanhou 22,8% do total.

A diretora executiva da instituição, Sônia Garcia, analisa que a ocupação tem sido requisitada por conta de muitos fatores. Eventos que demandam investimentos em infraestrutura, como a Copa do Mundo e a Olimpíada, são contribuintes. Além disso, a oferta de cursos é escassa. "Engenharia requer formação técnica muita alta. É uma carência hoje". Sonia diz ainda que esse profissional pode se encaixar em diversos nichos industriais, daí o aumento na procura.

Reflexo da ampla oferta de oportunidades somadas no ano passado são também as contratações na área de RH (Recursos Humanos). "Estão sendo demandadas para começar a preparar as pessoas para esse mercado futuro", estima.

Graduados em administração tiveram 10,72% do total das ofertas de 2010, seguidos por ciências contábeis, com 5,77% e economia, com 3,1% de novas oportunidades. Entre as áreas de atuação, o estudo mostrou que o setor comercial liderou a abertura de vagas, com 10,3% do montante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;