Cultura & Lazer Titulo
Imprensa alternativa da região ganha livro
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
18/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A jornalista Olga Defavari lança nesta sexta-feira, às 19h30, na Casa da Palavra (tel.: 4992-7218), em Santo André o livro Imprensa Alternativa no ABC - A História Contada pelos Independentes. O exemplar de 140 páginas será vendido a R$ 10.

Olga conta que iniciou a pesquisa em 2003, quando era estudante da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) dentro do núcleo Memórias do ABC e percebeu que o assunto era inexplorado. O que era um trabalho acadêmico foi reescrito em linguagem acessível.

Ela descreve a trajetória de 25 publicações nascidas e extintas em diferentes épocas. São jornaizinhos e muitos fanzines, que tratam de assuntos culturais e políticos. Há até um da década de 1950.

Como "alternativa e independente" a pesquisadora entende a publicação bancada do próprio bolso por um grupo de pessoas voluntárias.

É um resgate de uma história que teve um ponto final decretado pela internet. No lançamento, será possível conversar com vários autores de fanzines e publicações entrevistados pela autora.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;