Memória Titulo
Cresce o Grande ABC. Transforma-se o Carnaval
Por Ademir Medici
25/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Abrem-se as cortinas do passado, nesse palco iluminado. Oh, saudade. A Rosas é ouro e reluz (reluz), iluminando a Vera Cruz.”

Refrão do samba-enredo da Escola de Samba Rosas de Ouro em 1989: homenagem à Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

 

Há 30 anos o Carnaval de Rua no Grande ABC ocupou espaços diferenciados em relação aos desfiles dos anos seguintes.

Santo André insistia na subida da Avenida Dom Pedro II, defronte ao Parque Duque de Caxias, antiga Chácara da GE, hoje Parque Celso Daniel.

São Bernardo deixava o Centro tradicional. Elegia a Avenida Kennedy, há pouco construída sobre as águas canalizadas do Córrego da Borda do Campo.

Mauá, sim, permanecia no Centro, com arquibancadas montadas na Avenida Capitão João, junto ao acesso à estação ferroviária.

Diadema, com as obras do sistema trólebus, deixava a Avenida Antonio Piranga concentrando-se na antiga via marginal, a Avenida Eduardo Ramos Esquivel.

Se 15 anos antes, em 1972, o Carnaval de Rua do Grande ABC restringia-se a São Bernardo e ao bailão a céu aberto de Diadema, em 1987 dobrava o número de cidades, com força em Santo André e Mauá.

Longe iam os anos em que Santo André fazia a guerra entre dois blocos coirmãos, Ocara e Panelinha. Ocara, agora, era escola de samba, e o Panelinha fazia Carnaval interno para os associados.

Trinta anos depois...

Registre-se: neste ano de 2017 o Grande ABC deixa de ter Carnaval oficial de rua. Os bailes dos grandes clubes – outrora coqueluche – limitam-se às matinês.

Neste sábado, 25, na nova Praça Lauro Gomes, presença do são-bernardense Júlio Versolatto e orquestra. Do meio-dia às duas da tarde, a execução de marchinhas de Carnaval, como nos tempos antigos da Villa de São Bernardo, quando tudo convergia para o eixo da Rua Marechal Deodoro.

Haverá pintura para os rostos das crianças, evento que o secretário de Cultura, Adalberto Guazzelli, chama de “Matinê da Praça”. Os bons tempos voltaram. Esperamos que para ficar. E que todos os fins de semana a Praça Lauro Gomes seja aberta aos artistas, locais e de fora, mesmo na Quaresma, mesmo com as antigas encenações sacras deste tempo – com a palavra o Grupo Cênico Regina Pacis.

 

Nas Ondas do Rádio

Rádio Trianon AM (740) – Universal de Santos (810) – Quinta Avenida. Gravações com a big band do saxofonista Tex Beneke, considerado pela crítica especializada o melhor saxofonista-tenor da Era das Big Bands; presença da voz suave do cantor norte-americano Pat Boone.

Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Hoje, às 19h. Pela internet: radiotrianon.com.br; quintaavenida.mus.br e Scala 99 – grandeabcwebradio.com

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Quinto e último programa de uma série sobre Carnaval. Marchinhas de sucesso ou não que fizeram a alegria de gerações.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h (ou logo após o futebol), com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

 

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 25 de fevereiro:

Na Bahia, América Dourada, Dias d’Ávila, Guajeru, Mansidão, São Gabriel, Tanque Novo, Várzea da Roça, Várzea Nova e Wanderley.

No Amazonas, Manaquiri.

Fonte: IBGE.

 

Diário há 30 anos...

Quarta-feira, 25 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6376

Manchete – Taxas e serviços bancários vão ser suspensos pelo Banco Central

Saúde – Hospitais reivindicam subvenção para atender às vítimas de Aids.

Diadema – Prefeitura consegue terreno para a construção do posto do Corpo de Bombeiros: Rua Caracas, 177, junto ao trevo do km 16,5 da Rodovia dos Imigrantes. Área foi cedida em comodato pela Dersa à Secretaria de Segurança Pública.

 

Em 25 de fevereiro de...

1861 – Giuseppe D’Angelo nasce na Comune di San Giovanni a Piro, Província de Salerno, na Itália, chegando ao Brasil em 1879 a bordo do vapor Sud-America. Casou-se com Conchetta Bruno em 1886. Sua história coincide com a de um bem histórico-cultural local, a Câmara de Cultura Antonino Assumpção, como conta seu bisneto, Vicente, nos tópicos que se seguem:

Ele viveu nesta casa com a mulher e os nove filhos.

Em 13 de dezembro de 1893 vendeu a casa para a Câmara de São Bernardo. Anteriormente, a Câmara funcionou de 1890 a 1993 no casarão do Bonilha, transferindo-se, então, para a antiga casa dos D’Angelo, onde permaneceu durante toda a Velha República e num breve período entre 1936 e 1937.

Giuseppe D’Angelo foi vereador no triênio 1905 a 1908, quando voltou a frequentar regularmente a casa por ele construída.

A escritura original da venda da casa por D’Angelo à Câmara de São Bernardo está arquivada no 2º Tabelionato de Notas de São Bernardo.

1917 – O tenente Gustavo Ramalho Borba, instrutor do Tiro de Guerra 34, de São Bernardo, hoje Santo André, ministra exercícios de evolução aos atiradores locais.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a fome na Alemanha; conferência parlamentar dos aliados em Roma.

1967 – Brasil cria o Ministério das Comunicações.

1977 – O prefeito Lauro Michels, de Diadema, anuncia a instalação de pedágios na SP-180 (Avenidas Antonio Piranga e Piraporinha), nas duas entradas da cidade, nos limites com São Paulo e São Bernardo.

 

SANTOS DO DIA

Valburga (Devonshire, Inglaterra, 710 – Heidenheim, Alemanha, 25-2-779). Enviada à Alemanha com outras religiosas, funda e implanta mosteiros e escolas.

Cesário de Nazianzo

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;