Política Titulo Eleições
Três cidades decidirão futuro político neste domingo

Eleitores de Santo André, São Bernardo e Mauá voltam às urnas hoje para escolher o próximo prefeito

Por Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC
26/10/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Três dos quatro maiores colégios eleitorais do Grande ABC vão às urnas hoje para escolher os prefeitos que comandarão Santo André, São Bernardo e Mauá nos próximos quatro anos. As três cidades somam 1.347.826 eleitores, que terão de optar entre Aidan Ravin (PTB) e Vanderlei Siraque (PT), em Santo André; Luiz Marinho (PT) e Orlando Morando (PSDB), em São Bernardo; Oswaldo Dias (PT) e Chiquinho do Zaíra (PSB), em Mauá.

Se confirmados os números da última pesquisa Diário/Ibope, publicada ontem, o pleito marcará o crescimento do PT na região. Depois de ganhar no primeiro turno em Diadema com o deputado estadual Mário Reali, o partido lidera a corrida do segundo turno em São Bernardo (Luiz Marinho) e Mauá (Oswaldo Dias). Já em Santo André, o empate técnico entre os prefeituráveis manterá o suspense até o último minuto.

No auge de seu poderio no Grande ABC, berço político da sigla, o PT conquistou cinco municípios em 2000: Santo André, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Em 2004, no entanto, a legenda caiu de rendimento nas urnas e seguiu apenas com as administrações de Santo André e Diadema - em Mauá, a Justiça cassou, às vésperas do segundo turno, a candidatura de Mário Chaves, sob a justificativa de favorecimento do poder público.

Agora, com forte participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, senadores e deputados no processo eleitoral, o partido vê a possibilidade de transformar a região em importante trampolim para o pleito de 2010. Líderes petistas em visita ao Grande ABC, inclusive, não fizeram questão de esconder as pretensões da sigla, sobretudo em São Bernardo.

A cidade, em possível governo sob o comando de Luiz Marinho, exerceria papel semelhante a Santo André no primeiro mandato de Lula, quando lideranças municipais passaram a ter funções de destaque no Planalto.

Para evitar a ascensão petista no Grande ABC, PSDB e PSB contaram durante a campanha com o apoio dos atuais prefeitos às candidaturas de Orlando Morando (São Bernardo) e Chiquinho do Zaíra (Mauá), respectivamente. No segundo turno, no entanto, não ampliaram o arco de alianças.

Em Santo André, Aidan Ravin (PTB) buscou unir a oposição para formar uma frente antipetismo na cidade. Não conseguiu, mas conta com o voto declarado do candidato derrotado Raimundo Salles (DEM) e do PSDB, que foi eliminado da disputado no primeiro turno com o ex-prefeito Newton Brandão.

JÁ ELEITOS - Na primeira rodada de votação realizada no último dia 5, os três prefeitos candidatos à reeleição saíram vencedores: José Auricchio (São Caetano), Clóvis Volpi (Ribeirão Pires) e Adler Kiko Teixeira (Rio Grande da Serra). Também foram eleitos 108 vereadores que ocuparão as sete legislativos da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;