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Dia das Crianças movimenta shoppings centers
Por Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
12/10/2010 | 07:09
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Shoppings cheios, filas e demora, muita demora. Quem deixou para última hora a compra do presente das crianças ontem, precisou de paciência ontem. Segundo dados do setor regional, o movimento nos espaços foi até 30% maior do que no anterior e as vendas registraram alta de até 15%.

O superintendente do Mauá Plaza Shopping, Rafael Tadeu Comenale, conta que era tanta gente nos corredores que a circulação era quase impossível por volta das 16h.
"Está uma loucura total. De sábado para cá, o shopping tem operado quase no limite. Foram 150 mil pessoas em cada um desses três dias", afirma ele. As filas para estacionar eram longas e a espera levava até 20 minutos.

Para hoje a perspectiva é ainda pior. Os pais que deixaram para comprar o regalo dos pequenos nesse feriado devem enfrentar ainda mais filas, uma vez que o espaço abre apenas às 14h.

"Nossa estimativa é que serão 100 mil pessoas amanhã (hoje). Gente que vem mesmo para comprar e que deve movimentar bem as lojas de brinquedos", afirma Comenale.
No Shopping Praça da Moça, em Diadema, o superintendente Wilson Pelizaro mostra animação com o bom cenário.

"A procura está intensa. Temos cerca de 30% mais circulação do que em fins de semana normais. E não é só movimentação maior, temos muitas sacolas nas mãos dos consumidores", avalia.

Como o shopping abriu há pouco tempo, o gerente prefere não comparar a saída de itens com o ano passado. "Temos muito mais âncoras atualmente. O cinema, por exemplo, abriu apenas neste ano. Isso traz maior movimentação", atesta.

Os dois shoppings de Santo André também registraram muito vai e vem na tarde de ontem. As filas do estacionamento no Shopping ABC eram grandes. Muitos clientes optaram pelo serviço de ‘vallet' do centro comercial. Dentro do espaço, muita gente circulando com sacolas e longas filas nos caixas para pagar as contas.

Com volume maior de pessoas passeando, lojas estimavam vendas até 15% maiores do que em 2009. Brinquedos, roupas e calçados eram os itens mais procurados, assim como games.

OCUPANDO AS CRIANÇAS
Para poder deixar os pequenos ocupados durante as compras, todos os espaços do Grande ABC preparam uma longa maratona de atividades para entreter a criançada. O Shopping Praça da Moça trouxe programação especial com o personagem Snoopy com direito a brincadeiras, jogos e à Casinha do Snoopy, que traz até sala de TV exibindo desenhos do personagem.

No Shopping ABC, por sua vez, as crianças se dividiam entre espaço com videogames e brinquedos de jogos ou espaços com TV e fantasias ligadas aos desenhos da Disney. Logo na entrada o espelho do longa Branca de Neve animava os pequenos.

Já em Mauá, além do tradicional Park e Games, o shopping preparou no espaço de eventos brincadeiras e atividades para todas as idades. As filas para os brinquedos eram longas e indicava que as atividades agradaram.

Para divertir a garotada, o Grand Plaza trouxe evento com fábulas com a Turma da Mônica, espaço onde a criançada podia curtir toda a galera dos gibis de Mauricio de Souza. Entre as atrações do espaço, o público encontrava escorregadores, túnel, rampa de escalada e um teatro de fantoches com histórias encenadas pelos bonecos de fantoches da Turma.


Pais acompanhados de filhos gastam mais
Os pais que não tiveram alternativa e levaram os filhos para escolher os brinquedos ontem deixaram até três vez mais nos caixas das lojas do que os que foram sozinhos escolher os presentes.

O valor médio gasto nos regalos das crianças variava entre R$ 25 e R$ 150, mas o que mais pesava era a companhia dos filhos. "Não tive o que fazer. Programei gastar até R$100, mas ela quer uma boneca que custa o dobro. Convencer a mudar o produto agora é bem difícil", afirmou Cleide do Vale, acompanhada da filha de pouco mais de 3 anos.

Já Patrícia Priaro até escolheu o presente antes, mas com o movimento intenso do shopping ontem, não teve alternativa senão comprar mais um produto para o filho.

"Gastei R$ 60 no item que já comprei, mas se você traz a criançada em um dia como hoje, não tem como não desembolsar mais. Meu filho adora esses carrinhos menores e, hoje, vou ter de levar pelo menos uns três", disse.

Já a bancária Lisete Rodrigues aproveitou a tarde para fazer uma maratona de compras. O valor média gasto por ela foi de R$ 25, enquanto a advogada Rosangela de Lima deixou no caixa R$ 200 no presente do filho, que a acompanhava.

"Vim com tempo e disposição que é para não passar nervoso. Mas tem de vir sozinha, ou acaba gastando mais mesmo", afirmou a bancária.

A afirmação de Lizete bate com pesquisa recente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) que aponta que 44% das famílias que saem com os filhos para fazer compras gastam mais do que o planejado.

EXPECTATIVA
Segundo expectativa da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o Dia das Crianças deve movimentar quase R$ 1 bilhão no comércio nacional. De acordo com a entidade, pouco mais de 44,5 mil famílias devem comprar presentes, gastando, em média, R$ 20,61.

Na Capital, o feriado deve movimentar R$ 110,73 milhões. O gasto médio do paulistano deve ser maior que o nacional, girando em torno de R$ 43.

As famílias de Vitória, no entanto, são as que devem gastar mais: em média, as 75 mil famílias que pretendem comprar presentes na capital capixaba devem gastar R$ 88,19 cada, para totalizar R$ 6,58 milhões.




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