Economia Titulo Otimismo
IPCA deve fechar 2010 'próximo a 5%'
Por
11/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Ministério da Fazenda prevê no boletim economia brasileira em perspectiva que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechará 2010 "próximo de 5%". A estimativa da Fazenda está bem mais otimista do que a do mercado financeiro, que trabalha com inflação na casa de 5,6% este ano.

O documento destaca que a alta da inflação nos primeiros meses do ano decorreu das pressões dos alimentos, por conta do excesso de chuvas, e também por reajustes sazonais de educação, tarifas públicas e combustíveis, além de correção de preços em despesas pessoais.

ALIMENTOS - Mas a Fazenda ressalta que o choque dos alimentos já está se dissipando e levando a recuo do IPCA, que ficou evidenciado em abril. "O recuo da inflação de alimentos, já sinalizado nos últimos indicadores de inflação, tende a determinar a redução da inflação ao consumidor nos próximos resultados do IPCA, ainda que no cenário de forte expansão da atividade econômica", salienta o documento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;