Esportes Titulo Laranja Mecânica
Holanda vence a Austrália e se garante nas oitavas de final

‘Laranja Mecânica’ saiu na frente, mas tomou a virada e conseguiu recuperar a vitória na segunda etapa no Beira-Rio, em Porto Alegre

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
19/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


A Holanda penou, mas deu um jeito de se superar para ganhar da Austrália por 3 a 2, ontem, em Porto Alegre. A Laranja Mecânica abriu o placar com Robben, mas Cahill e Jedinak viraram para os Socceroos – Van Persie e Depay marcaram a favor dos europeus.

Com o resultado, a Holanda se garantiu nas oitavas de final do Mundial, já que o Chile bateu a Espanha por 2 a 0. O confronto do dia 23, entre os europeus e os sul-americanos, definirá o líder da chave, com a Laranja Mecânica tendo a vantagem do empate por ter melhor saldo de gols (5 a 4).

De forma surpreendente, foi a Austrália que começou melhor. Com mais posse de bola, os Socceroos neutralizaram as investidas holandesas com a ‘ajudinha’ de Van Persie e Robben, ambos apagados.

Na única vacilada australiana na primeira etapa, a Holanda, que vinha mal, abriu o placar da partida. Aos 20 minutos, Robben ganhou na corrida e bateu cruzado.

No entanto, a festa laranja durou pouco. No minuto seguinte, Cahill aproveitou lançamento e marcou um dos gols mais bonitos da Copa até então – sem deixar a bola pingar, o camisa 4 acertou chute certeiro, igualando o marcador em Porto Alegre.

No segundo tempo, o jogo ficou mais movimentado. A Holanda quase marcou aos cinco com Sneijder, que arriscou de fora da área e assustou Ryan. Porém, a Austrália foi mais eficiente e virou. Com nove minutos, o árbitro assinalou toque de mão de Janmaat na área, e Jedinak converteu o pênalti.

Mas, desta vez, foi a alegria australiana que passou rápido. Aos 13, Van Persie recebeu na grande área e soltou a bomba para empatar.

A Austrália não esmoreceu. Com 22 minutos, Oar aproveitou bobeira da zaga, mas errou o passe para Jedinak, que conseguiria finalizar de peito se o goleiro Cillessen não se recuperasse e evitasse o gol.

E a Laranja Mecânica não perdoou: no lance seguinte, Depay acertou confiante chute de fora da área e virou a partida.

Com o resultado na mão, a Holanda passou a controlar o confronto. Apesar de não ter jogado a toalha, a Austrália pecou nos passes e não ameaçou mais o rival.

Van Persie exalta virada holandesa

Autor de um dos gols que asseguraram a vitória da Holanda em Porto Alegre, Robin Van Persie se mostrou bastante satisfeito com o placar final.

“Virar a partida duas vezes foi incrível, porque eles (australianos) continuaram bem. No segundo tempo, jogamos melhor, usamos o sistema que estamos acostumados. Foi maravilhoso. Estou feliz com o resultado”, afirmou o camisa 9.

Mesmo com a vaga garantida, Van Persie reconheceu que a Holanda não manteve o bom futebol apresentado diante da Espanha, na goleada por 5 a 1.

“Jogamos mal o primeiro tempo. Não dá para ir bem do início ao fim. Temos de vencer e foi isso o que fizemos”, avaliou o atacante, que lamentou o segundo cartão amarelo na Copa do Mundo e a suspensão na partida contra o Chile, dia 23, na Arena Corinthians. “Só estou chateado de não jogar no próximo confronto. Queria muito marcar um gol.”

TEVE SUSTO TAMBÉM

O jogo de ontem só não terminou bem para o holandês Martins Indi. Após choque com o australiano Cahill, o zagueiro caiu com a cabeça no chão e foi levado ao Hospital Mãe de Deus com concussão.

Em nota oficial divulgada ontem à noite, a Federação Holandesa confirmou que o defensor seria liberado somente hoje pela manhã, quando se juntaria ao resto da delegação no Rio de Janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;