Internacional Titulo
Colaborador chinês do New York Times deixará a prisão em breve
Da AFP
17/03/2006 | 11:16
Compartilhar notícia


Um colaborador chinês do jornal americano New York Times, Zhao Yan, detido desde setembro de 2004 sob a acusação de divulgar segredos de Estado, sairá da prisão nos próximos dias.

"Será libertado nos próximos dias, pois a promotoria abandonou as acusações", afirmou o advogado Mo Shaoping.

Caso a libertação de Zhao se concretize, aconteceria um mês antes de uma visita oficial do presidente Hu Jintao aos Estados Unidos.

Zhao Yan foi detido no dia 17 de setembro de 2004, poucos dias depois do jornal americano ter informado que o ex-presidente chinês Jiang Zemin deixaria as funções à frente do Exército.

Sua irmã confirmou à AFP que a libertação é iminente.

"Estou muito feliz, fiquei sabendo da notícia esta manhã", disse Zhao Kun por telefone.

"Nós sabemos que ele nunca fez algo ilegal. Espero que meu irmão possa retornar rapidamente, pois está preso há um ano e meio", acrescentou.

Segundo Zhao Kun, a Justiça informou o advogado nesta sexta-feira, que mais tarde recebeu uma confirmação escrita do tribunal.

Ao ser procurado pela AFP, o governo chinês não confirmou a informação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;