Memória Titulo
‘Onde está você?', a ideia que deu certo

Os últimos 30 dias de férias da Memória demoraram a passar, bateu saudades, mas cá estamos, agradecendo à equipe de Redação

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Os últimos 30 dias de férias da Memória demoraram a passar, bateu saudades, mas cá estamos, agradecendo à equipe de Redação do Diário que segurou a peteca e mostrou caminhos com a página Onde está você, iniciativa da nossa diretora, Lola Nicolás, que a moçada cumpriu à risca. Belo modelo. Para ser usado, sempre. Afinal, as estrelas de hoje - da política, do esporte, da economia, da página social, da cultura e do lazer, serão os anônimos de amanhã e merecerão contar a sua história.
Enfim, vamos lá, que temos muitos bons assuntos para tratar com vocês.

ARAMAÇAN
O clube tricolor ou vermelhinho celebra no mês que vem 80 anos de uma história gloriosa. Participamos, em parceria com o Valdenízio Petrolli, do registro desta história e estamos atrás de algumas imagens. Uma delas, as canecas das saudosas Festas da Cerveja. Houve a primeira em 1965; depois, uma pausa, e uma nova primeira Festa da Cerveja, em 1970, com várias outras a seguir. O que precisamos? Das canecas de todas as festas, em especial daquela isolada de 1965.
Conseguimos uma caneca, da coleção de Luiz Carlos Portelli. É a da Festa da Cerveja de 1970. Quem tiver as demais, pedimos que empreste pra gente. Tiramos uma foto e devolvemos na hora. Ok?

INDEPENDENTE
Por falar em clube, Memória voltou à ativa e encontrou no Banco de Dados dois copos comemorativos aos festejos dos 65 anos do Independente FC, de Diadema. Uma bela lembrança da festa do clube, que fica registrada para a história.
O baile passou. Foi filmado e fotografado. E deixou um objeto, que já é história. Nossos agradecimentos à pesquisadora Joana Bergamaschi, primeira-dama do Independente. E que a pesquisa sobre a história do clube continue.

Falecimentos

Elzira nasceu e foi criada em Santos. Seus pais, Olympio Ribeirão de Freitas, funcionário de alto escalão da Alfândega, e Alzira Delgado de Freitas, tiveram nove filhos. Elzira casou-se em Santos com Nicolau de Gennaro. O marido já residia em Santo André e aqui o jovem casal iniciou sua vida em comum. Ela gostava de cozinhar. Suas macarronadas eram sempre comentadas, pela quantidade e qualidade.
Dona Elzira era viúva de Nicolau de Gennaro, esportista, fundador da Liga de Futebol Andreense, um dos históricos do Primeiro de Maio FC. Deixa os filhos e noras Nelson e Elenir, Luiz e Edla, Valter e Ivone, Sérgio e Maria do Carmo; os netos Edmilson, Edvaldo, João Luiz, Cristina, Camila, Márcia, Eliana, Alexandre, Karen; e os bisnetos Carolina, Bruno, Gabrile, João Paulo, Marcos, Yan e Giovanni.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 11 de junho de 1980

Manchete - Suspensos financiamentos para o arroz e feijão; governo adota medidas para evitar a especulação.

Mananciais - Polícia Florestal fiscaliza o Jardim da Paz, no km 42 da SP-31, estrada que liga a Via Anchieta à Represa Billings.

Editorial - Uma política de transportes mais séria.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Governo ameniza o empréstimo compulsório.

Educação - Curso Santa Inês de Madureza tem cursos encerrados em São Bernardo.

Polícia - Dois mortos no tiroteio em Diadema.


EM 11 DE JUNHO DE...

1895 - Nota publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo: "Seguiram para São Bernardo 1.358 imigrantes vindos pelo vapor Amozone".

1910 - Prefeito Alfredo Flaquer sanciona a lei municipal nº 70, que amplia o perímetro topográfico da Estação de São Bernardo (Santo André), do Rio Tamanduateí até o Caminho do Pilar.

1925 - Fotógrafo Emílio Schoeps nasce na Rua das Monções, em Santo André. Foi um dos fundadores do Câmera Clube de Santo André.

1960 - Rádio Clube, de Santo André, volta a transmitir o programa Peneira Rhodine, de calouros, irradiado diretamente do ginásio do CA Rhodia, em Santo André. Na animação, Miguel Romera.

SANTOS DO DIA

Barnabé, Félix, Paula Frassinetti, Parísio e Remberto. Na estampa, São Barnabé, apóstolo, natural da Ilha de Chipre.

Acervo: Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

HOJE

Dia do Educador Sanitário e Dia da Marinha Brasileira, que lembra a batalha naval de Riachuelo, nesta data, em 1865, entre Brasil e Paraguai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;