Cena Política Titulo Cena Política
Adesão a França tem ‘novos’ desgastes
Por Fabio Martins
27/03/2019 | 06:52
Compartilhar notícia


A direção local do PSDB de Rio Grande da Serra, presidida por Carlos Duarte, sinaliza expulsar os vereadores eleitos pela legenda na cidade, sob alegação de infidelidade partidária. Os parlamentares – são três, ao todo (Agnaldo de Almeida, João Mineiro e Bibinho) –, a pedido do prefeito Gabriel Maranhão (ex-tucano, hoje no PPS), apoiaram o então governador de São Paulo, Márcio França (PSB), candidato à reeleição, em detrimento do projeto do tucanato, encabeçado por João Doria. A adesão ao socialista, já na ocasião da corrida eleitoral, havia provocado decisão da estadual do PSDB de desligar sumariamente Maranhão de suas fileiras. O prefeito chegou a entrar com representação na nacional da sigla, na tentativa de reverter o cenário. Sem sucesso. O PSDB, que elegeu quatro prefeitos no Grande ABC pela primeira vez na história, tem aprofundado as feridas. A coordenadoria regional do PSDB chegou a produzir relatório tratando sobre baixo suporte de políticos tucanos à empreitada do partido. O documento gerou muito mal-estar.  

Comentarista

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi contratado para ser colaborador do programa do apresentador Ronnie Von, na TV Gazeta. A estreia no <CF160>Todo Seu</CF> está prevista para ocorrer, curiosamente, no dia 1º de abril. Médico anestesista, o tucano deve falar quinzenalmente sobre temas relacionados à qualidade de vida e Saúde. Após a derrota no pleito do ano passado na disputa à Presidência – ficando apenas na quarta colocação (obtendo 4,76% dos votos) –, ele voltou a dar aulas, e tem vínculo de docente na Uninove de Mauá no curso de medicina.

Sítio Los Fubangos

A assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sustentou que o processo pela liberação da obra no sítio Los Fubangos, no Riacho Grande, em São Bernardo, de propriedade da família do petista, “é só uma busca do ex-presidente pelo direito de construir no local”, às margens da Represa Billings. A nota fala de abuso de autoridade que proibiu a intervenção há mais de um ano “sem qualquer motivo justo”. E rechaça que haja hoje plano de construir no terreno. “O ex-presidente está concentrado em provar sua inocência e na busca pela liberdade.”

Leilão de fotos

Associações próximas ao ex-presidente Lula têm promovido leilão on-line que destaca lista de vendas de 50 fotos consideradas históricas do petista, doadas por fotógrafos e autografadas pelo petista, preso desde 7 de abril do ano passado, no âmbito da Operação Lava Jato – a atividade ocorre até domingo. “A luta por justiça e pela liberdade do ex-presidente Lula está próxima de completar um ano e o coletivo Fotógrafos pela Democracia reuniu os registros que contam 40 anos da trajetória do ex-presidente”, registra o anúncio. A renda arrecadada será destinada ao Instituto Lula. 

Presença inusitada

A presença da ex-vice-prefeita de Santo André Oswana Fameli (ex-PMB, hoje sem partido) ontem na Câmara chamou a atenção. Oficialmente, ela, que é ouvidora municipal eleita, compareceu à casa para apresentar aos vereadores números do trabalho à frente do órgão. A atividade da instituição é sempre ponto que levanta polêmicas no Legislativo. Alguns parlamentares, em outras legislaturas, sugeriram extinguir o espaço, criado no governo de Celso Daniel (PT, morto em 2002).

Projeto adiado

Na sessão de ontem, a Câmara andreense adiou a votação do projeto, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado para atender à necessidade temporária em períodos emergenciais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;