Internacional Titulo
Espioes judeus podem ser condenados à morte no Ira
Por Do Diário do Grande ABC
11/06/1999 | 08:56
Compartilhar notícia


O chefe do Poder Judicial iraniano, aiatolá Mohamad Yazdi, declarou esta sexta-feira, durante a grande pregaçao semanal em Teera, que os 13 ``espioes de Israel' serao processados e que se forem declarados culpados, podem ser condenados à pena capital.

As pessoas presas no Ira ``serao julgadas segundo a lei', afirmou Yazdi diante de milhares de pessoas reunidas para a pregaçao, na Universidade de Teera.

``A sentença, seja qual for, será aplicada', disse Yazdi, afirmando que ``em alguns casos a lei exige a pena capital'.

O Código Penal iraniano, revisado em 1996, prevê explicitamente a pena de morte para as pessoas flagradas em crime de espionagem, em benefício dos Estados Unidos e Israel, que o Ira considera como seus inimigos declarados.

Os fiéis, congregados para a pregaçao, lançaram palavras-de-ordem, exigindo o ``julgamento imediato e a execuçao' dos 13 ``espioes de Israel'.

Um orador pediu ao ``Poder Judicial, em nome dos fiéis, que se faça o processo contra os espioes, os ponha contra o muro e os fuzile'.

Em Israel, o primeiro-ministro israelense eleito, Ehud Barak, desmentiu nesta sexta as acusaçoes iranianas de que os 13 judeus presos no Ira sao espioes, que podem ser condenados à pena de morte.

``Como ex-chefe dos Serviços de inteligência militares e membro dos serviços secretos israelenses, afirmo com a mais completa certeza que esses judeus nunca cometeram açoes ilegais em seu país', disse Barak à rádio militar. ``Dou apoio total à açao do governo (de Benjamin Netanyahu) que atua para obter uma rápida liberaçao desses judeus, especialmente o rabino da cidade de Chiraz'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;