Esportes Titulo Pressão
Tigre e Ramalhão fazem as contas
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
28/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O futebol não é uma ciência exata. Segundo jogadores, técnicos e dirigentes, números são importantes apenas para torcedores e imprensa. Mas em toda reta final de campeonato a história se repete: os clubes fazem as contas e simulam probabilidades para alcançar seus objetivos. No caso da dupla do Grande ABC que disputa o Paulistão, a realidade é lutar para escapar do rebaixamento. A missão do Tigre é mais complicada, mas o Ramalhão também tem de ficar atento para não voltar à Série A-2.

Amanhã, às 21h45, no Estádio 1º de Maio, o São Bernardo recebe o São Paulo. Com apenas dez pontos conquistados em 33 disputados, o Aurinegro ocupa a 15ª posição e se salva da queda em caso de triunfo sobre o adversário, independentemente dos resultados dos rivais diretos na parte de baixo da tabela – em razão do confronto direto entre Red Bull (11º, com 12) x Ituano (décimo, com 13). Em caso de empate, o Tigre tem de torcer por derrotas de São Bento (14º, com dez, que pega o Mirassol, fora de casa) e do Audax (16º, com nove, que recebe o Santo André, em Osasco). Em caso de derrota, o saldo entra em jogo e os são-bernardenses (-6) precisam obrigatoriamente que o Mirassol vença o São Bento (-5) e tire a diferença entre os times do Grande ABC e de Sorocaba.

Tarefa difícil, mas não impossível, tendo em vista que em 2016 o Tigre aplicou 3 a 1 no Tricolor em pleno Pacaembu. Neste ano, porém, os são-paulinos necessitam do triunfo – combinado à derrota ou empate do Linense – para garantir a ponta do Grupo B.
Já a situação do Santo André (13º, com 11) é ligeiramente mais fácil, mas nem por isso tranquila. Empate com o lanterna Audax (nove pontos), às 21h45 de amanhã, em Osasco, combinado a empate de São Bento ou São Bernardo, safa a pele andreense. Se perder, entretanto, o Ramalhão tem de torcer obrigatoriamente para São Bento e São Bernardo perderem seus compromissos.

“Nosso objetivo número um é ganhar para não depender de ninguém. Vai ter de ser um jogo perfeito para vencer, salvar o clube e deixar como estava”, disse o técnico do Tigre, Sérgio Vieira. “Vai ser uma final, porque quem alcançar o resultado consegue a permanência. Um ponto nos dá uma situação, eles precisam dos três, porque o empate não adianta”, pontuou o treinador ramalhino Sérgio Soares.
De acordo com matemática do site Chance de Gol, do estatístico Marcelo Leme Arruda, o São Bernardo tem 59% de probabilidade de rebaixamento, enquanto o Santo André soma 36.3%. Entre os rivais diretos aparecem o Audax (52.2%), São Bento (49.6%), Ferroviária (2%), Red Bull (0,8%) e Ituano (0,1%).

Se um dos times da região ou até mesmo ambos alcançarem a permanência, automaticamente se classificam para o Torneio do Interior, que terá regulamento discutido quinta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol e deve começar no fim de semana. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;