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Cosméticos vivem franca expansão
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
27/03/2004 | 19:25
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O recolhimento dos impostos pela indústria de cosméticos de Diadema constitui um bom termômetro para avaliar as perspectivas do segmento no município. Em 2002, as empresas do setor respondiam por 1,3% da arrecadação municipal, porcentagem que deve atingir 3% do total movimentado em 2003 – os dados ainda estão em fase de consolidação – e neste ano, segundo estimativas do poder público do município, o setor deve responder por cerca de 8% da arrecadação de impostos da cidade. O desempenho dessas empresas, que totalizam 110 estabelecimentos, na produção e prestação de serviços, deverá ser fortalecido por conta do trabalho de aprimoramento tecnológico desenvolvido pelo projeto Diadema Pólo Brasileiro de Cosméticos – oficializado no último dia 15 – que há cerca de dois anos atua na criação de oportunidades de negócios e investimentos ligados à indústria da beleza. O crescimento da arrecadação também poderá se tornar uma realidade, já que a prefeitura garante que recebeu seis solicitações formais de médias empresas do segmento de cosméticos que desejam se instalar no município.

As indústrias de cosméticos de Diadema, responsáveis por 8 mil empregos diretos e 3 mil indiretos no município, também buscam a inserção no mercado externo e o Pólo de Cosméticos reuniu inicialmente um grupo de 22 empresas interessadas em ingressar ou fortalecer suas relações em exportações. Para isso, a entidade participa de 2 a 5 de abril, em Bolonha, na Itália, da Cosmoprof 2004, considerada a maior feira de cosméticos do mundo, que no ano passado foi visitada por 125 mil pessoas de 117 países. “São 16 empresas iniciantes no mercado internacional e quatro que buscam ampliar negócios”, afirma Humberto Domingues, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Diadema, que viaja para a Itália juntamente com o vice-prefeito, Joel Fonseca, o secretário de Finanças, Sérgio Trani, o consultor para Assuntos de Desenvolvimento Econômico de Diadema, Ricardo Fioravante, e o presidente do Diadema Pólo Brasileiro de Cosméticos, Renê Lopes Pedro.

A entidade produziu um catálogo de 22 indústrias da cidade com 110 linhas de produtos. Embora não seja oficialmente um expositor do pavilhão brasileiro – que este ano terá 720 m² e trará a participação de 31 empresas – o Pólo estará presente na feira em busca de oportunidades. “Estamos centrados em dois objetivos principais, que é obter experiência, bem como realizar contatos para futuros negócios”, afirma o vice-prefeito Joel Fonseca. De acordo com Fonseca, o poder público do município, junto com o apoio de entidades como o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Diadema, a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), da Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) entre outras, realiza há cerca de dois anos um trabalho de incentivo no processo de fomento e desburocratização nos processos industriais do segmento.

Como parte da incursão no mercado externo, o Pólo de Cosméticos participará com um estande da BeautyWorld Middle East, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, de 26 a 28 de abril. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Urbano de Diadema, já é quase certa a participação do Pólo em outra feira internacional, realizada em abril em San Diego, nos Estados Unidos.

Além do grupo de exportação, o Pólo de Cosméticos, que está aberto à incursão de outras cidades da região e do país, realiza outras atividades e forma grupos interessados em eventos específicos. Na sexta-feira, 12 indústrias participaram em grupo de um leilão reverso para a compra de matéria-prima. “Os eventos de compra se realizarão semanalmente a partir da segunda quinzena de abril. E este ano também iremos desenvolver um trabalho voltado para a área social, para a geração de empregos e formação de mão-de-obra especializada”, diz o presidente do Pólo.




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