Cena Política Titulo
Os tropeços de Tarcisio Secoli

O vereador de São Bernardo Ramon Ramos (PDT) pode assumir a Secretaria de Serviços Urbanos no lugar de Tarcisio Secoli (PT)

Por Do Diário do Grande ABC
13/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O vereador de São Bernardo Ramon Ramos (PDT) pode assumir a Secretaria de Serviços Urbanos no lugar de Tarcisio Secoli (PT). Mas não seria a ascensão do parlamentar ao primeiro escalão o destaque da troca. O que salta aos olhos é a queda do atual titular da Pasta, cogitado como potencial candidato ao Paço em 2016, com bênção do prefeito Luiz Marinho (PT). A mudança tem caráter eleitoral e administrativo. Tarcisio não conseguiu colocar em prática projetos que seriam suas bandeiras em hipotética campanha rumo ao Executivo ano que vem. Dois dos principais deles são a usina de lixo e o piscinão do Paço. O dinheiro que viria do governo federal para essas ações minguou, diante da suspeita de envolvimento de empresas em desvios na Petrobras. Além disso, há contingenciamento anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para enfrentar a crise financeira. Antes desses problemas, porém, o ritmo dos projetos já vinha moroso. Tarcisio patinou. E agora deve ir para a secretaria de Governo, fazer política. Volta para sua origem sindical, de diálogo. E aí pode haver outro problema. Dizem que ele não é muito bom de conversa. Prefere as imposições. É mais uma tentativa de Marinho para fazer com que Tarcisio ganhe projeção. Quem observa tudo, também na expectativa de ser indicado a candidato, é o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), que, inclusive, já pediu para que o prefeito defina o nome que representará o petismo nas urnas de São Bernardo em 2016.

Bastidores

Procura-se partido – 1
Vereador de São Bernardo, João Batista (PTB) busca novo partido. Não comenta o assunto publicamente, mas já estaria na mira do PRB. O maior objetivo do parlamentar é conseguir legenda para sair candidato a deputado estadual em 2018.

Procura-se partido – 2
Ex-secretário, ex-vereador e ex-presidente do PSDB são-bernardense, Admir Ferro diz que até o fim do mês espera estar filiado em nova sigla. Discussões sobre fusão entre partidos e debate sobre reforma política, questões que pouco avançaram, atrapalharam o ex-tucano na articulação em busca de agremiação que o acolha.

Aviso
Ex-presidente da Câmara de Santo André, o vereador Luiz Zacarias (PTB) afirmou que alertou Elian Santana (Pros) em relação à possível irregularidade em utilizar gabinete dela para fazer cadastro do programa Minha Casa, Minha Vida. A parlamentar havia alegado que não tinha conhecimento de que a ação poderia ser ilegal. Até agora, não houve abertura de investigação do caso pelo Legislativo nem pelo Ministério Público.

Outro corte
Mais um nome entrou na lista do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), no facão promovido no primeiro escalão. Secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano pode deixar a administração, assim como Cleuza Repulho (PT), que na semana passada foi informada que será demitida da Pasta de Educação. Na Prefeitura a mudança é dada como certa. Mariano negou ter pedido para sair do governo Marinho. “Estou sabendo da minha demissão pelo jornal”, disse ele.

Armadilha?
Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD) esteve na Câmara quinta-feira para falar de ações de sua Pasta. Porém, o pessedista ficou surpreso com a atitude de vereadores tidos como governistas. Toninho de Jesus (DEM) e Bahia (DEM), por exemplo, teceram críticas aos setores comandados por Paulinho. Por outro lado, Montorinho (PT), autor do requerimento de convite do secretário ao Legislativo, sequer compareceu à explanação. E a oposição, que poderia ser incisiva, fez questionamentos ponderados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;