Política Titulo São Bernardo
Pery vira prefeito interino: ‘Eu nunca pensei nisso’

Com férias de Morando e Marcelo, presidente da Câmara assume Paço de S.Bernardo até o dia 17

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
09/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Empossado chefe em exercício do Executivo de São Bernardo até o dia 17, o presidente da Câmara, Pery Cartola (PSDB), revelou, durante seu discurso, que nunca pensou em ser prefeito da cidade. O vereador assumiu o Paço após o prefeito Orlando Morando (PSDB) e o vice-prefeito Marcelo Lima (PSD) entrarem de férias.

“Nunca pensei em ser prefeito. Este é um sonho que não era meu, era sim do meu pai. Então, quero aproveitar e dizer: ‘Pai, dever cumprido’”, afirmou Pery.

O tucano é filho do ex-deputado estadual Waldir Cartola, que se lançou na corrida à Prefeitura no pleito de 1996, mas ficou apenas na quarta posição. Com status de supersecretário no governo de Walter Demarchi (1993-1996), viu Mauricio Soares (PHS) se tornar prefeito da cidade. “Da mesma forma que você me chamou para ser candidato (a vereador), pai, quero dizer que estou feliz. Só estou aqui por você”, disse Pery. Waldir acompanhou a solenidade.

Morando informou que ele e Marcelo, que também é secretário de Serviços Urbanos, ficarão de férias até dia 17 de novembro. O prefeito alegou que, desde o início de sua administração, não conseguiu tirar período de folga. “Passamos por um processo eleitoral muito exaustivo e muito exitoso. A eleição mais atípica desde que estou na vida pública. Quando acabou a eleição, eu prometi à minha família que ficaria um tempo com ela. Falei isso para o Marcelo e ele me pediu para tirar um período de descaso também. E ele também merece”, argumentou Morando. Marcelo se candidatou a deputado federal, mas não se elegeu. A primeira-dama Carla Morando (PSDB) concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa, e obteve êxito.

Morando ainda afirmou que todas as medidas tomadas pela administração continuarão em vigor e anunciou um cronograma de início de reformas de escolas municipais, que será encabeçado pelo prefeito interino. “Pery vai anunciar, semana que vem, as escolas que receberão as reformas. Um grande investimento e ele terá total liberdade.”

Pery está em sua segunda legislatura como vereador e desde 2017 é o presidente da Câmara. Em 2012, o parlamentar recebeu 3.556 votos pelo PPS. Em 2016, já pelo PSDB, foi o vereador mais votado da cidade, quando atingiu 7.540 sufrágios. Com a votação, seu nome foi cotado para ser candidato a deputado, o que não aconteceu.

A posse contou com a presença de secretários e familiares de Pery, como sua mãe, Gláucia, sua mulher, Luciana, e uma de suas filhas, Bianca – o tucano é pai também de Bárbara.

SANTO ANDRÉ
O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), também tirou férias. A Prefeitura emitiu comunicado sobre a transferência de cargo para o vice-prefeito Luiz Zacarias (PTB). O petebista ficará à frente do Executivo interinamente até o dia 20. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;